‘Saindo do Armário’: jogo gratuito narra as questões sobre se assumir gay
Na vida, certas decisões são definitivas. Mas, e se você pudesse relembrar ou reviver algo que marcou a sua? O game gratuito Saindo do Armário (Coming Out Simulator), desenvolvido pelo canadense Nick Case, traz as questões sobre se assumir gay.
Nick é o próprio narrador do jogo. Ele conduz o jogador por meio de uma série de situações e decisões interativas. Além disso, o criador revisita uma situação que aconteceu em sua própria vida, quando assumiu sua sexualidade aos pais, conservadores que só, numa noite em 2010.
O público descobre o que de fato rolou com Nick em sua vida real, sem deixar de explorar possibilidades do que poderia ter acontecido também. A missão, no entanto, não é tão simples assim. Cada escolha afeta a reação dos outros personagens e altera todos os rumos da narrativa: cada vez que se joga é única.
- Noah Schnapp assume que é gay: “18 anos assustado no armário”
- Marco Pigossi fala sobre o medo que sentia de se assumir gay
- ‘Não me importo se as pessoas sabem ou não’, diz jovem sobre ser gay assumido e cristão
- Hugo Bonemer lembra apoio de Fátima Bernardes após se assumir gay
“Ele não só ajuda as pessoas a simpatizarem e compreenderem essa situação enfrentada por adolescentes gays, mas reflete sobre outra coisa também. As pessoas estão no armário no que diz respeito à religião, política, seus hobbies… É sobre essa tensão entre querer ser o que se é e escondê-lo para a sociedade que o game trata. É um jogo, no fim das contas, sobre meias verdades”, conta.
Disponível em inglês no site oficial de Nicky Case há também a versão em português, gratuita e traduzida por Thiago Fabril e Renato Alves, do Lab Art Game, coletivo gamer de Ribeirão Preto e Araraquara, em São Paulo. Clique aqui para conhecer o jogo.