Seis livros fundamentais para começar a criar games

Criar games é hoje, mais do que nunca, meter a mão na massa e fazer acontecer. Os desenvolvedores independentes têm mostrado suas capacidades e competências, mas o conhecimento adquirido por décadas de produção no mercado é um diferencial importante, que pode ser a chave para o sucesso de seu jogo.

Um dos livros para começar a criar games

O Drops de Jogos elencou seis obras que apresentam um panorama do processo criativo e desenvolvedor de games. Confira

1. The Art of Game Design: A book of lenses
O livro apresenta conceitos e fundamentos de desenvolvimento de games que vão do básico ao avançado. Escrito em 2008 por Jesse Schell, professor de Tecnologia do Entretenimento no Entertainment Technology Center (ETC) da Carnegie Mellon University, o livro mostra que os mesmos princípios básicos de psicologia encontrados nos jogos de tabuleiro, jogos de cartas e jogos atléticos também são válidos para os jogos digitais. As ‘lentes’ a que se refere o título são 100 questões gerais que dão novas perspectivas ao desenvolvedor de jogos.

2. Game Design Secrets
Obra de 2012, de Wagner James Wu, designer e escritor para games, responsável pelo roteiro do MMO City of Eternals, o livro apresenta informações úteis sobre o design de games para plataformas como Facebook e iOS. O escritor define, já no início que, mais do que ensinar a produzir games, seu objetivo é fazer com que o desenvolvedor considere as alternativas de viabilidade econômica do projeto e seu efetivo retorno financeiro. “Para continuar a fazer jogos e para continuar a ter a liberdade de fazê-los da maneira que quiser… bem, você precisa fazer uma quantidade razoável de dinheiro, também. É para isso que esse livro foi feito”, diz a introdução.

3. Game Design – Theory and Practice
O livro é uma das obras essenciais para o design de games, ainda que não seja um título recente, considerando que o trabalho foi escrito em 2004. No entanto, muitas de suas bases permanecem atuais e o livro explora informações importantes sobre o que buscam os jogadores, os elementos fundamentais de Gameplay, Storytelling, Level Design e GDD, entre outros, além de apresentar capítulos com análises de jogos como The Sims, Centipede e GTA. Richard Rouse III trabalhou com design de games para as principais plataformas, de PC a Dreamcast e XBox, entre outros e escreveu sobre games para diversos veículos online.

Confira a lista completa no Drops de Jogos.