Autismo inspira artista em trabalho fotográfico
Após ter problemas de comunicação, artista retrata pessoas que sofrem com a Síndrome de Asperger
A partir de um problema de comunicação, o fotógrafo e designer gráfico brasileiro Max Yan Scoz, de 26 anos, teve a ideia de retratar pessoas que sofrem com a síndrome de Asperger, uma vertente do autismo.
O artista viu nesse mundo “um lado extremamente curioso, diferente, tanto para quem convive com essas pessoas como para quem sofre com a doença. A partir disso, resolvi representar artisticamente algumas características dessa síndrome na minha visão”, disse Scoz.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
As fontes de inspiração do artista foram diversas. “Conversei com médicos, psicólogos, pacientes diagnosticados com a síndrome, procurei em livros, artigos online e encontrei até uma revista feita por pessoas com a doença”.
O fotógrafo fez os retratos e realizou intervenções digitais nas mesmas. “Sempre gostei de intervenção digital e apropriação de linguagens em composições de imagens”.
Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Pode levar à dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e falta de jeito.