Site mostra onde você chegaria se cavasse um buraco na Terra

17/08/2017 14:00

Quando você era criança, provavelmente parou para imaginar a qual lugar do mundo chegaria se cavasse um buraco e atravessasse a Terra. Ou, então, viu essa experiência ser feita em um desenho animado, e pensou que pararia na China ou no Japão. Certo? Não exatamente.

É claro que cavar um buraco na Terra e chegar o outro lado do mundo é fisicamente impossível; mas se ignorarmos esse fato, mesmo assim, dificilmente chegaremos à China ou ao Japão. Se sairmos de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, esquece: só com um bote.

Um buraco na avenida Paulista, em São Paulo, vai parar no mar do outro lado do mundo
Um buraco na avenida Paulista, em São Paulo, vai parar no mar do outro lado do mundo

O site Antipodes Map permite brincar justamente com essa ideia. Você clica em uma localização do mapa – a rua em que você mora, por exemplo -, ele pega as coordenadas dela e apresenta o ponto antipodal a ela, isto é; o exato oposto do mapa. Como são o pólo sul e o polo norte.

Com a ferramenta, descobrimos que para sair na China, é mais fácil cavar um buraco em algumas partes do Chile e da Argentina. Mas na verdade, as áreas antipodais menos habitadas do mundo são justamente no leste da Ásia (China e Mongólia) e na América do Sul (Argentina e Chile).

Você pode acessar o Antipodes Map aqui.