Site reúne tirinhas de renomados cartunistas

08/12/2014 17:57 / Atualizado em 06/05/2020 18:00

 
 
Talvez você não conheça Joaquín Salvador Lavado Tejón, Henrique de Souza Filho, Laerte Coutinho e William B. Watterson II mas, seus trabalhos são mundialmente conhecidos e admirados.

Joaquín Salvador Lavado Tejón é o cartunista argentino Quino, criador da garotinha Mafalda. Henrique de Souza Filho é o cartunista brasileiro Henfil, criador do Fradim e da Graúna.

 
 

Laerte Coutinho é a cartunista brasileira Laerte, criadora dos Piratas do Tietê. William B. Watterson II é o cartunista norte-americano Bill Watterson, criador do garotinho Calvin.

Em 1967, um brasileiro que não é cartunista, recem-chegado a São Paulo vindo de Garça, começou a recortar e guardar tirinhas de histórias em quadrinhos publicadas em jornais e revistas.

Jornais que desapareceram como Jornal da Tarde, Pasquim, Movimento e outros ainda publicados como Estadão e Folha de S.Paulo. Revistas que tambem desapareceram e outras ainda publicadas.

Mais de 40 anos de recortes, quase mil tirinhas de quase 60 cartunistas diferentes. Em 2014, foram digitalizadas e publicadas na internet: o site TirasHQ homenageia 57 cartunistas, exibindo 951 dos seus trabalhos. No TirasHQ os 951 cartuns estão classificados por cartunista. Entre os 57, tem brasileiros, um argentino, norte-americanos e um turco. Alguns como Laerte, Angeli e Fernando Gonsales estão por aí, desenhando e encantando. Outros como Glauco e Henfil estão desenhando e encantando no céu.

Ao entrar no site, o visitante vê um cartum escolhido aleatoriamente pelo programa. Depois, pode ver os trabalhos de cada cartunista, executar a função de selecionar aleatoriamente outros cartuns ou ainda navegar por alguns dos personagens inventados pelos artistas.

Um dos mais divertidos e criativos cartuns publicados no site: