Slack e Facebook at work: adeus ao e-mail?

Por: Catraca Livre

Ele está por aí há 30 anos. Tem assinatura, pode carregar arquivos, vídeos e fotos. Resolve contratos. Fecha parcerias. Mata saudades. Enfim, o e-mail tem sido utilizado como ferramenta de trabalho e comunicação por todo lado, né? Só tem uma questão: se, no início, 100% das mensagens vinham de pessoas próximas, é cada vez mais comum você receber toneladas de e-mails vindos de máquinas, gente desconhecida e até mesmo… spams.

Como conciliar tanta informação com sua rotina de trabalho, sempre apertada? Algumas empresas, gente, têm ABOLIDO o uso de e-mails e trocado por ferramentas mais dedicadas, focadas e, mais do que tudo, que filtrem (ou até mesmo separem definitivamente) o mundo externo ao do trabalho.

Um bom exemplo é o Slack. Criado pelo mesmo empreendedor que desenvolveu o Flickr, o app tem feito um sucesso tremendo lá fora. Empresas como eBay, Sony, Yelp e NBCUniversal já trocaram gerenciadores de e-mails por ele. Ao todo, são mais de 125 mil pessoas usando o Slack por até 10 horas por dia.

O mais engraçado é que ele não foi pensado para ser um substituto do e-mail, mas um aplicativo de chat. Mas como ele é integrado aos serviços que todo mundo usa (Twitter, Dropbox etc) acabou funcionando para organizar equipes. Legal, né? Olha só o vídeo de lançamento, que bacana:

Continue lendo no Blog da Lu.