SP e seus 457 anos em registros fotográficos

Para o aniversário da cidade, a editoria de Livros selecionou alguns títulos que trazem, em fotografia, a história da metrópole. A editora Cosac & Naify faz ações especiais para o dia. Intitulado “SP como você nunca viu” contará com sorteio pelo twitter e promoção. De 22 a 25 a editora a editora coloca em sua loja virtual 14 títulos relacionados a São Paulo com 30% de desconto.

O blog da editora preparou uma galeria de imagens especial como homenagem a cidade. Acesse

Confira aqui a seleção.

B.J Duarte e o retrato de suas enchentes

A obra de B.J Duarte “O Caçador de Images” foi editado pela Cosac & Naify em 2007

A obra do fotógrafo paulista Benedito Junqueira Duarte (1910-1995) é reunida pela primeira vez em livro. Sua produção é significativa na história da fotografia brasileira. Além de atuar como fotógrafo, Duarte produziu mais de quinhentos filmes e publicou críticas cinematográfica por quase trinta anos no jornal O Estado de S. Paulo, na revista Anhembi e nas publicações do Grupo Folha.

A passagem pela Seção de Iconografia do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, a convite de Mário de Andrade, foi definitiva para sua experiência artística e resultou em mais de duzentas imagens que registram a metrópole em constante transformação entre as décadas de 1930 e 1950. O livro aborda diferentes momentos de sua trajetória: o aprendizado em Paris; a iniciação profissional em São Paulo, com o retrato e o fotojornalismo; a fotografia documental desenvolvida no Departamento de Cultura; a experiência transgressora na Revista S. Paulo; e o cinema, sobretudo os documentários educativo-científicos realizados na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A edição inclui, ainda, uma entrevista concedida por B. J. Duarte em 1986, bem como bibliografia e filmografia.

Aurélio Becherini

Em comemoração aos 455 anos de São Paulo, este livro reúne cerca de duzentas imagens de um dos mais completos cronistas visuais da cidade: o pioneiro Aurélio Becherini. Nascido na Itália, Becherini chegou ao Brasil no começo do século passado e registrou as mudanças pelas quais a capital paulistana passou nas décadas de 1920 e 1930, como a ampliação de ruas, as frenéticas demolições e a crescente urbanização, além das mudanças de hábitos que resultavam dessa pequena revolução. As imagens fazem parte do acervo da Secretaria Municipal de Cultura, e, no livro, estão organizadas de acordo com cada área retratada pelo fotógrafo. Textos de Rubens Fernandes Junior, historiador da fotografia, da pesquisadora Ângela C. Garcia e do sociólogo José de Souza Martins, que classifica Becherini como “o melhor cronista visual de São Paulo”, ajudam a depurar o olhar do leitor. O livro conta, ainda, com biografia do fotógrafo, índice das imagens por regiões da cidade e versões em inglês dos textos. O projeto gráfico remete ao universo da imprensa, vivido intensamente por Becherini, com títulos que lembram manchetes de jornais, colunas de textos e imagens. A edição é uma parceria da Cosac Naify com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Museu da Cidade e o Departamento do Patrimônio Histórico.

São Paulo: Três cidades em um século, de Benedito Lima de Toledo

São Paulo cresce e se modifica a uma velocidade tão grande que, de uma geração a outra, os jovens já não mais conhecem a cidade onde viveram seus antepassados recentes. O livro, didático e informativo, representa um roteiro para uma reveladora viagem no tempo. As 120 ilustracões, entre elas aquarelas de Jean Baptiste Debret e fotografias de Marc Ferrez, que pertencem, em sua maioria, ao acervo do autor, auxiliam a reflexão e a pesquisa sobre as transformações de São Paulo que, em apenas um século, foi três cidades completamente diferentes. Acompanha a edição encarte com mapa de lugares históricos de São Paulo.