Surf sustentável: conheça a marca que produz pranchas com isopor reaproveitado

09/04/2015 13:10

Surf sustentável: conheça a marca que produz pranchas com isopor reaproveitado
Surf sustentável: conheça a marca que produz pranchas com isopor reaproveitado - EpicStockMedia

Se você está minimamente atento às discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente e o que significa ser ecofriendly hoje em dia, já deve ter lido sobre os malefícios do isopor para o meio ambiente. Além de ser feito a partir de derivados do petróleo, o isopor não pode ser reciclado e causa diversos danos aos ambientes onde é descartado.

Mas e quando o assunto é o seu reaproveitamento? Isso também ajuda o meio ambiente. Conheça então essa incrível história de uma marca que produz pranchas de surf com isopor reaproveitado:

O surf sustentável: muito mais do que respeito à natureza

Para os surfistas de plantão, a natureza é muito mais que um recurso a ser aproveitado. Esse esporte coloca o homem em contato direto com a natureza e faz com que se valorizem mais todos os aspectos do meio ambiente: a água do mar, a beleza das praias, a qualidade das ondas e, por que não, a limpeza desses cenários paradisíacos.

Assim, a preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente nesses círculos. Surfistas procuram consumir produtos mais naturais, causar o menor impacto possível pelas praias onde passam e lutar por essa causa que garante também o futuro do esporte que eles tanto amam. O surf sustentável é também a manutenção de um futuro limpo e despoluído das praias e das águas pelas quais essas pessoas se aventuram.

As pranchas de isopor reaproveitado

A grande novidade do mercado são as pranchas feitas com isopor reaproveitado. Por isso, a marca Reef, que produz pranchas para os mais importantes surfistas da atualidade, trouxe essa novidade. A ideia original foi reaproveitar de alguma forma aquele isopor que seria jogado fora. Afinal, além de gastar recursos naturais em sua produção, o isopor não pode ser reciclado.

No entanto, seu reaproveitamento mostrou-se possível e comercialmente viável na produção das próprias pranchas. Em parceria com empresas como a Pacific Panel Products, a Sustainable Surf e a Makro Foam, a Reef foi capaz de reaproveitar o isopor utilizado na embalagem de equipamentos, compactá-los no interior das pranchas e, assim, impedir o despejo desse materiais para o oceano e para lixões. Muito interessante, não?

Onde isso se encaixa nas tendências do surf sustentável

No contexto de surf sustentável, desde as roupas de neoprene, até o material que compõe as pranchas de surf, o importante é que se cause o menor impacto possível no meio ambiente. Isso é possível pelos três Rs: reciclar, reaproveitar e reduzir (o consumo).

Rob Machado foi o designer das pranchas e patrocinou essa importante iniciativa. No final das contas, o surfista ressaltou que essa é uma tendência atual do mercado, já que consumidores estão cada vez mais conscientes, principalmente os surfistas. Nada mais condizente com a filosofia do surf sustentável do que a utilização de materiais reaproveitados, como o isopor, em sua composição.