‘Tato’: projeto fotográfico retrata a emoção de meninas cegas ao tocar a pele de animais exóticos pela primeira vez

O objetivo é mostrar a importância de cada sensação para quem perdeu um dos cinco sentidos

A agência de fotografia documental Mabou35 criou, em parceria com a SOS ambiental, um ensaio tocante batizado de “Tato”. Nas imagens, meninas cegas da Cia. de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini tem a oportunidade de tocar e acariciar animais exóticos como cobras e iguanas.

A equipe da Mabou35 explica que o tato é um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos. O sistema somatossensorial (identificação de texturas), propriocepção ou cinestesia (reconhecimento da localização espacial do corpo), termocepção (percepção da temperatura) e nocicepção (percepção da dor).

A experiência mostra a importância de sensações as vezes pouco valorizadas no cotidiano para aqueles que nasceram sem ou perderam algum dos cinco sentidos. Os registros trazem belas imagens das meninas descobrindo o prazer e a diversão de tocar bichos como cobras, iguanas, lagartos e sapos.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.