Teatro Brincante, de Antônio Nóbrega, é salvo

19/12/2014 07:20 / Atualizado em 06/05/2020 18:09

 
 

O evento no Auditório Ibirapuera com show de Antonio Nóbrega, ciranda, e exibição do filme Brincante, marcado para o próximo sábado, dia 20, às 19h, acaba de ganhar uma relevância muito maior.

Aproveitando o clima de comemoração, o Instituto Alana vai anunciar oficialmente acordo para a construção da nova sede do Brincante nas casas vizinhas à atual, na Vila Madalena, que são de propriedade do artista Antonio Nóbrega e sua esposa, a atriz e dançarina Rosane Almeida.

O apoio do Alana será vinculado a uma campanha de crowdfunding a ser lançada no início de 2015, em que, para cada 1 real arrecadado, a instituição vai doar 5, chegando em até 2 milhões de reais doados – dinheiro suficiente para a reforma do imóvel e estruturação de toda a parte administrativa do instituto de cultura brasileira. O projeto será do arquiteto Thiago Bernardes.

Sobre o evento do dia 20

Às vésperas do Natal, no dia 20 de dezembro, às 19 horas, o músico, compositor e dançarino Antonio Nóbrega sobe ao palco da área externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, para comandar um show gratuito, cirandas e a exibição de “Brincante”, novo filme de Walter Carvalho sobre a sua trajetória que está em cartaz nos cinemas. A programação – também um presente para São Paulo, que acolheu o pernambucano mais de 30 anos atrás – será a última da agenda em um ano que termina como um dos mais marcantes da carreira do multiartista. Este também será o último evento do ano do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

Show de Antonio Nóbrega, ciranda e exibição de “Brincante”
Data e horário: 20/12, a partir das 19 horas
Local: Área externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

Entenda o #ficabrincante

No primeiro semestre, Nóbrega e sua mulher, a atriz e dançarina Rosane Almeida, foram notificados a desocupar o Instituto Brincante, teatro e centro de cultura brasileira que fundaram 22 anos atrás no número 428 da rua Purpurina, na Vila Madalena, sob pena de ajuizamento de ação de despejo. Era a especulação imobiliária no bairro chegando também ao espaço cultural. Seguiram-se meses de disputa judicial, acompanhada de mobilização nas redes sociais com a campanha #ficabrincante – que levou, em setembro, 10 mil pessoas à mesma área externa do Auditório Ibirapuera, onde se formou uma imensa ciranda. Em setembro, junto com outros 22 teatros de rua, o Brincante foi considerado patrimônio imaterial pelo Conpresp, o órgão municipal de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

O desfecho sobre a questão do imóvel foi decidido em audiência no último dia três de dezembro: o instituto manterá seu funcionamento no mesmo local durante todo o ano de 2015, ao final do qual mudará para um imóvel vizinho, de propriedade de Nóbrega e Rosane, onde atualmente funcionam áreas administrativa e de documentação das atividades do multiartista. O casal, que ainda planejava formas de levantar fundos para o empreendimento, foi procurado essa semana pelo Instituto Alana, com quem já teve algumas parcerias ao longo dos últimos anos. A instituição ofereceu um aporte financeiro e consultoria administrativa para a construção da nova sede, o que permitirá o lançamento de um novo Instituto Brincante em 2016.