Tetris: quem nunca jogou que atire a primeira peça

Criado em 1984 pelo matemático russo Alexey Pajitnov, o game se tornou um dos clássicos mais populares

Robert Stein foi o responsável por levar o Tetris para o ocidente.

Numa época em que os jogos estão cada vez mais realistas e cheios de efeitos cinematográficos, há quem reclame da falta de dificuldade nos games da nova geração. Códigos, enredos intuitivos demais, fases autoexplicativas e personagens com poderes titânicos acabam por não exigir muito de quem está portando os joysticks. Saudosismo à parte, é preciso ressaltar que no passado a complexidade dos títulos era bem maior. E para exemplificar o que foi exposto aqui, vale refletir sobre uma singela pergunta: alguém já conseguiu zerar Tetris?

O clássico, criado em 6 de junho de 1984 pelo matemático russo Alexey Pajitnov, surgiu a partir de estudos desenvolvidos em torno de uma peça geométrica conhecida como pentaminós. Estes blocos eram formados por cinco quadrados e deles resultavam outras 12 formas diferentes. Pajitnov decidiu simplificar a peça e assim nasceram os “tetraminós”, com um quadrado a menos que o original. O Tetris era também um ótimo exercício para desenvolvimento do raciocínio.

A estreia do jogo em solo ocidental aconteceu em 1988, quando a empresa Nintendo lançou a versão eletrônica. Foram 8 milhões de games vendidos, mas a popularização do Tetris se deu um ano depois com o console portátil Game Boy.

Inevitavelmente o jogo recebeu diferentes alterações em seu design (peças coloridas, música de fundo, pontuação etc), contudo o “fator dificuldade” se manteve firme assim como a pergunta no início do texto. E aí, alguém já conseguiu zerar o Tetris?

Tente, vai que…

Acesse o jogo numa tela maior.
Desenvolvedor: Neave

Por Redação