CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Thiago Pethit propõe “rock de batom” em novo álbum; ouça ‘Rock’n’roll Sugar Darling’

Por: Redação

Em 2012, Thiago Pethit dialogava com as próprias inseguranças enquanto artista ao lançar “Estrela Decadente”, disco que homenageia personas que já brilharam e hoje estão “fora dos padrões”. Nesta segunda-feira, 10, o cantor paulistano coloca oficialmente no mercado (ouça gratuitamente na plataforma Deezer“Rock’n’roll Sugar Darling”, álbum que reflete uma nova autoimagem. “Digo que esse disco é a ascensão da estrela decadente. Não posso mais ficar me lamentando como um fracassado”, diz ao Catraca Livre.

divulgação
Capa do novo disco é assinada por Pedro Inoue e Gianfranco Briceño

O título do álbum revela: neste novo trabalho, Pethit quer ser uma estrela do rock. Mas o rock não morreu? “Adoro provocar as pessoas”, diz ao telefone. Aos 29 anos, o cantor tem ciência do risco que corre ao abordar um gênero que possui menor impacto cultural e comercial em comparação a décadas passadas. “Hoje, o rock brasileiro é o funk”, diz. “Eu sinto que este é um momento errado para se fazer rock no Brasil. O que era transgressor virou um Lobão de direita. Assumiu uma estética conservadora e machista”, analisa.

Mas sua condição de artista independente e o gosto por “fazer tudo errado” lhe permite arriscar. E o que propõe em “Rock’n’roll Sugar Darling” tem ligação com outras referências, mais clássicas, essencialmente dos anos 60 e 70 – como Iggy Pop, Mick Jagger e Bo Diddley. “Queria resgatar um rock esquecido, que tem agressividade e libido. Um rock viado. Um rock de batom”, define.

O disco chega às plataformas virtuais acompanhado de registros com pegada cinematográfica: os videoclipes das canções “Romeo” e “Quero Ser Seu Cão”, além dos chamados “áudio-vídeos” para as dez faixas autorais – todos em um sóbrio preto e branco. “Música para mim é cada vez mais uma maneira de fazer outras coisas como fotografia e vídeos. E esse disco explora bem tudo isso”, conta.

Kassin e Adriano Cintra (ex-Cansei de Ser Sexy) dividem a produção do álbum. Do primeiro, Pethit queria a “atmosfera refinada, com aberturas de voz e coros. De Adriano, “uma aproximação maior com a linguagem eletrônica, computadorizada”.

Ao refletir sobre a cena independente brasileira e a posição que figura nela, Pethit se mostra insatisfeito. Diz que a cena proliferou nos últimos anos, mas carece de um circuito de casas e shows que dê vasão a esses artistas.

A imagem da estrela do rock volta a ser destaque na conversa quando o assunto são os riscos e contradições do mercado. Pethit recorda que nos anos 90 era comum um rockstar quebrar o quarto de hotel após o show. O cenário mudou, as gravadoras não amparam mais financeiramente seus artistas e esse tipo de ação deixou de existir. ”Sinto que me tornei um rockstar. A cada disco que lanço é como seu estivesse quebrando um quarto de hotel”.

Confira o tracklist:

01. Intro (participação de Joe Dallesandro)
02. Rock’n’roll Sugar Darling
03. Romeo (participação Helio Flanders, do Vanguart)
04. Quero Ser Seu Cão
05. Save The Last Dance
06. De Trago Em Trago
07. 1992
08. Honey Bi (participação de Adriano Cintra)
09. Voodoo
10. Perdedor
11. Story In Blue

Compartilhe:

1
Como fazer uma festa virtual de graça com o Zoom
O isolamento social é uma das armas mais fortes para combater o coronavírus, mas ele tem um triste efeito: como …
2
3 dicas certeiras para você lavar roupa em casa nesta quarentena
Neste capítulo do #NessaQuarentenaEuVou , a nossa incansável editora de vídeos, Francine Costa, mergulha no submundo do cesto de roupa …
3
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
4
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia!Este vídeo …
5
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia.Este vídeo …
6
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você!Este vídeo faz …
7
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
8
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …