Tutorial: como fazer um Fanzine

Canal no Youtube, "Você Não Sabia", mostra o processo de criação da publicação independente

Muitas ideias de crônicas, contos, resenhas, entrevistas, imagens e pouca – ou quase nenhuma – grana pra bancar uma publicação. A vida como ela é. Porém, as adversidades permitem que alternativas munidas de criatividade encontrem formas de permitir a expressão artística dos muitos “inquietos” e “inquietas”. Não tem livro? Faça seu próprio Fanzine.

Tanto na América quanto na Europa, a publicação independente ganhou caráter ideológico desde sua origem – pelo final da década de 1920 – até a intensificação na circulação durante períodos envolvidos pela contracultura. Feminismo, anarquismo, vegetarianismo, ideologia punk, cinema, música e literatura foram alguns dos temas recorrentes dos fanzines produzidos e compartilhados em circuitos mais “undergrounds” das grandes metrópoles. No Brasil, eles chegaram em formato de quadrinhos, circularam durante a época ditatorial e receberam outra utilidade a partir de 1980 – a de servir como informativos sobre bandas de diferentes estilos.

Papel, tesoura, cola e criatividade. Para aqueles que têm vontade de produzir seu próprio zina, aí vai a dica: o canal “Você Não Sabia“, encontrado no Youtube, compartilhou um tutorial bem interessante e simples sobre a criação do folhetim autoral. Veja abaixo na íntegra e inspire-se: