TV de tubo pode ser transformada em “smart TV”. Saiba como
A partir do próximo dia 29 de março, o sinal analógico de TV será desligado na Grande São Paulo. Esse é mais um passo do Ministério das Comunicações em seu plano de substituição do sinal pela sua versão mais moderna, a digital. O objetivo do governo é que o sinal analógico de TV seja desligado em todo o País até o final de 2018.
E o que isso implica para o consumidor? Para quem já possui televisores mais novos e modernos, a medida não causa nenhum impacto e a vida televisiva segue normal. Mas os usuários que ainda fazem uso dos antigos aparelhos de tubo terão que se adequar ao novo modelo de transmissão, já que esses equipamentos não recebem o sinal digital.
Uma opção para quem possui esses aparelhos e não quer gastar comprando um televisor novo é transformar a TV de tubo em uma espécie de “smart TV”. A operação é simples, basta você comprar um pequeno adaptador que custa cerca de R$ 50.
- Vem verão! Ar-Condicionado com IA da LG esta com 40%OFF no Esquenta Black Friday
- Esquenta Black Friday: Smart TV LG 4K UHD AI ThinQ de 65 polegadas está com 41% de desconto
- Ative isso no WhatsApp para reforçar a segurança do seu acesso
- Entenda as vantagens e desafios da publicidade em smart TV´s
O adaptador, que pode ser encontrado em várias lojas on-line, pode ser ligado também a um Chromecast, equipamento do Google que pode ser operado por celular e custa cerca de R$ 150. Além de possibilitar o recebimento do sinal digital, a “mágica” ainda permite que a nova “smart TV” receba conteúdo, enviado via smartphone, de aplicativos como YouTube, Spotify e Netflix. Depois do procedimento, a TV de tubo poderá ser conectada, inclusive, a uma Apple TV.
Vale lembrar que alguns aparelhos de tela plana também não recebem o sinal digital e precisarão ser adaptados. O motivo é que os televisores fabricados a partir de 2003 são equipados com uma porta HDMI, dispositivo que transformou o padrão de transmissão de áudio e vídeos nas TVs e possibilita o recebimento do sinal digital.
- Leia mais: