Um dicionário para todos os “criativos”

Um dicionário digital um pouco diferente do tradicional “Aurélio”, essa é a proposta de Felipe Iszlaÿ, de 29 anos, com o seu Dicionário Criativo. Mais do que simplesmente trazer o significado das palavras também funcionará como um dicionário de rimas, analogias, imagens, expressões populares contendo aquela palavra e outras funções. O projeto está buscando financiamento via crowdfunding, através do Catarse.

A ideia do dicionário nasceu em 2008, na época Iszlaÿ trabalhava na área de criação de uma agência de publicidade, quando tomou conhecimento do Dicionário Analógico do professor Francisco dos Santos Azevedo. O livro é referência para vários autores como Chico Buarque, Marcelino Freire e Arnaldo Antunes.

Hoje, o projeto de dicionário digital é desenvolvido dentro do programa de pós-graduação em linguística da Unesp. E tem como objetivo, como aponta Iszlaÿ, “ser uma ferramenta para escritores, poetas, jornalistas e amantes da língua portuguesa”.

reprodução
Logo do projeto

Quem ajudar a financiar poderá “adotar” uma das palavras que vão compor a ferramenta. Com isso, o nome do doador será conhecido por quem buscar a palavra adotada por um período que vai de um a três anos, dependendo do tipo de doação escolhida. Para conferir o modelo de como funcionará o dicionário, clique aqui.