Uma tarde de almoço em Savile Row
No dia 30 de janeiro de 1969 acontecia, em pleno inverno londrino, um evento que acabaria se tornando conhecido como a última apresentação ao vivo da maior banda de todos os tempos. Naquela tarde, na hora do almoço, Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison subiram no telhado da Apple Records, em Savile Row, Londres, para fazer o “The Rooftop Concert”, ou o Show no Telhado.
Mas, apesar do folclore do acontecimento, o “show”, na verdade, nunca foi um show. A apresentação fazia parte das filmagens do “Get Back/Let It Be Project”, projeto de documentário para a televisão que acabaria virando um filme e o último álbum lançado pelos Beatles. O concerto encerraria as filmagens, que já haviam capturado sessões e gravações da banda.
O momento conturbado dos Fab Four – com a saída e a volta de George Harrison ao grupo em menos de duas semanas e a vontade de John Lennon de colocar Eric Clapton para gravar em seu lugar – dava indícios de que tudo se encaminhava para o fim. Apesar disso, as pessoas que saíram para almoçar e passaram pela movimentada rua do bairro comercial puderam, surpreendidas, apreciar ao vivo o som da banda que foi, pelo menos em uma frase, mais popular do que Jesus Cristo.
- Sarau Cultural Pauliceia acontece neste sábado
- “Beatles 4ever” neste final de semana no ABC Paulista
- Blue Note São Paulo apresenta: Hey Jude – The Beatles – 20 anos sem George Harrison
- 52 novas séries e filmes estreiam na Netflix em março
As filmagens duraram cerca de 40 minutos e parte do que aconteceu se perdeu durante as trocas de fitas, mas o público, que mal podia vê-los da calçada, não parava de se aglomerar em frente à gravadora. Já com a polícia batendo às portas e pedindo o fim da gravação, foi tocada a quarta e última versão de Get Back e encerrada a filmagem.
É certo que a maioria dos presentes ali não tinha uma noção completa do processo de ruptura em que se encontrava o grupo. Ninguém deve ter voltado para casa naquele dia contando que havia visto a última vez em que os Beatles se apresentavam ao vivo. Mas, tanto para os que passaram pela Savile Row naquela tarde quanto para aqueles que apenas gostam da história, a única alternativa que resta hoje é conferir os trechos do “show” que foram usados no filme “Let It Be“.
Hoje, 44 anos depois do “Rooftop Concert”, vale a pena subir de volta no telhado e apreciar um pouco do som daqueles que já foram os garotos mais conhecidos de Liverpool.
The Beatles Rooftop Concert 1969 London (HD) from lordcris on Vimeo.