Veja 10 opções totalmente gratuitas a softwares caros
Nem sempre é preciso colocar a mão no bolso para fazer a mesma coisa que os principais softwares fazem. O site Lifehacker fez um levantamento de dez substituições gratuitas que fazem praticamente a mesma coisa que programas como Photoshop, Premiere e Microsoft Office. Veja abaixo:
1. Substitua o Photoshop pelo GIMP
Uma das escolhas mais óbvias, o GIMP é um excelente editor de imagens que fica devendo pouco ao extremamente popular Photoshop. Por ser de código aberto, ele possui diversos plugins feitos pelos usuários, de forma que você pode fazer praticamente o mesmo que o Software da Adobe, de camadas a animações e até gifs de alta qualidade.
- Autismo em adultos: sintomas sutis e diagnóstico tardio
- UNG oferece diversos cursos gratuitos de férias; veja como se inscrever
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
- Como prevenir e diagnosticar o câncer colorretal a tempo
2. Substitua o Microsoft Office pelo Libre Office
O Microsoft Office é o software padrão de produtividade por todo o globo – muitas vezes com versões pirateadas – mas existe uma excelente opção gratuita pra trabalhar com docs do word, planilhas e apresentações do Power Point. O Libre Office tem diversas opções de edição e é intuitivo o bastante para tornar simples a transição dos convertidos do Word.
3. Substitua o Adobe Illustrator pelo Inkspace
Criadores de gráficos em vetor para a criação de logos ou formatação de documentos não vivem sem o Adobe Illustrator. Ou será que vivem? O Inkspace é uma das opções gratuitas favoritas da comunidade, com todas as ferramentas de edição que se espera em um software aberto e que funciona em múltiplas plataformas. Existe também uma grande diversidade de tutoriais online.
4. Substitua o Maya pelo Blender
O Maya é um dos mais populares softwares entre criadores de modelos em 3D para animação e impressão, mas o Blender é uma excelente substituição, e uma que não custa nada! Modelagem em 3D não é a coisa mais fácil do mundo, mas o Blender possui livros e tutoriais para ajudar no aprendizado. E muitas das criações da comunidade são de cair o queixo, mostrando a força do software.
5. Substitua o seu antivírus pelo AVIRA (ou Sophos e MalwareBytes)
O jeito mais simples de proteger o seu computador de vírus e malware ainda é não clicar em links duvidosos, mas um bom antivirus ajuda bastante na sua higiene digital. O Avira é uma das melhores opções gratuitas para o Windows, e o Sophos e MalwareBytes para o Mac.
6. Substitua o Garageband pelo LMMS
O LMMS é um estúdio multimedia gratuito para a criação de música que, mesmo não substitua completamente o software profissional, é uma excelente opção para amadores e para quem está começando a aprender. Ele traz sons de instrumentos, sequencias, loops, composição, mixagem e efeitos de edição. Outra boa opção, para edição mais simples, como para podcasts, é o Audacity.
7. Substitua o Parallels pelo Virtualbox
Virtualização é a criação de uma máquina virtual para testar ferramentas novas, algo que não precisa ser complicado… ou caro. O Virtual Box é uma opção que não custa nada, que pode ser usada no lugar dos populares Parallels ou o Fusion.
8. Substitua o Premiere pelo DaVinci Resolve
É difícil achar um editor de vídeo gratuito que tenha mais opções que o basicão Movie Maker, mas o DaVinci Resolve chega perto do ideal. É um editor robusto que pode ser um pouco difícil de aprender, mas que traz muitas opções dos editores pagos. Vale lembrar que o DaVinci Resolve tem uma versão paga com mais ferramentas, mas a gratuita pode dar conta do recado.
9. Substitua o Windows pelo Linux
Uma opção que não poderia faltar na lista é o sistema operacional Linux, que é uma boa opção para quando você não quer pagar pelas licenças do Windows e macOS ou simplesmente trazer um computador antigo de volta à vida. O sistema pode requerer um pouco de conhecimento para instalar da forma que você quer, mas a comunidade é gigantesca e os diversos tutoriais e fóruns podem ajudar no processo.
10. Substitua o Dropbox pelo Google Drive
Antes conhecido como Google Docs, o Drive é a melhor opção para sincronizar arquivos online e sua integração com o gmail permite a fácil colaboração de diversos integrantes da equipe em um mesmo arquivo. O Dropbox possui uma opção gratuita, mas as funções do Drive o tornam uma ferramenta mais robusta e que não custa absolutamente nada.