Veja 7 apps que aumentam o tempo de bateria do seu Android
Quanto mais a tecnologia dos celulares aumenta, menor fica a duração da bateria. Apesar de ser possível configurar um Android para consumir pouquíssima bateria sem usar nenhum app alternativo, serviços dedicados à melhoria do desempenho cumprem a promessa de viabilizar a usabilidade sustentável de um smartphone.
Neste artigo, você vai conhecer sete aplicações capazes de não apenas melhorar o gerenciamento de energia, mas também de gerar a otimização da performance do seu aparelho. Libere espaço na memória RAM, encerre serviços não fundamentais, que rodam em segundo plano, e desative redes ou sensores a fim de economizar bateria.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
1 – Otimizador de tempo de bateria (download)
O serviço Otimizador de tempo de bateria (ou “Battery Time Optimizer”, em inglês) conta com dois modos de atuação: é possível tanto ativar as ações automáticas do app quanto configurar de forma individual os parâmetros do software. Para expandir o tempo de bateria, tudo o que você tem de fazer é tocar sobre o botão “Extend Time”.
Ao fazer isso, aplicativos que rodam em segundo plano e a conexão WiFi do aparelho serão encerrados. Se você deseja melhorar as opções de energia, mas quer, ainda, que sua internet continue funcionando, basta apertar o botão “Skip” (“Pular”). Em “Turn Off” (“Desligar”), suas conexões serão desativadas, expandindo a duração da bateria.
Informações sobre os aplicativos que mais consomem energia podem ser consultadas através do ícone de seta, exibido abaixo do tempo de bateria restante.
As preferências de sincronização de dados, bloqueio de display, brilho da tela e conexão WiFi ou Bluetooth, por exemplo, podem ser ajustadas manualmente por meio dos botões localizados junto do rodapé – para alterar os tempos de bloqueio e sincronização, toque sobre as respectivas opções e selecione a desejada.
2 – My Battery Saver (download)
Eficiente, fácil de usar e dono de um visual elegante, My Battery Saver é um app dedicado também à economia de energia. Um dos chamarizes é o fato de que, para ativar o modo de otimização, um único toque sobre a tela precisa ser dado.
Também é possível personalizar as ações do aplicativo: tempo de bloqueio de tela, desativação das animações, encerramento de conexão WiFi e Bluetooth e até mesmo o ajuste no nível de brilho podem ser configurados para serem ou não ativados.
Várias opções de tema acompanham, de quebra, o assistente – quem deseja, além de economizar bateria, implementar o visual do celular pode baixar gratuitamente My Battery Saver através da loja de aplicativos oficial da Google (clique aqui).
3 – One-Touch Battery Saver (download)
Como o próprio nome sugere, One-Touch Battery Saver exige apenas um toque por parte do usuário para funcionar. Como resultado da ação, WiFi, Bluetooth, GPS e a sincronização de dados são desativados. Os alertas por vibração e a luz de fundo do painel também passam a não funcionar através das preferências nativas do app.
Mesmo priorizando funções automáticas, One-Touch Battery Saver permite a configuração manual do modo de economia de bateria. Como destaques, há dois estilos de widgets dedicados à melhoria no manuseio do aparelho, além de informações sobre o tempo restante de energia e três diferentes modos de atuação.
4 – Doze – For Better Battery Life (download)
Inspirado no mecanismo nativo de economia de energia lançado com o Android 6.0, Doze – For Better Battery Life é um serviço que, de fato, pode prolongar a vida da bateria. O serviço atua no momento em que a tela do celular está em modo de espera: conexões de rede (2G/3G/4G e WiFi), sincronização de dados e atualização de aplicativos são, assim, interrompidas em função do bloqueio de display.
Fazer com que o celular “volte à vida” é também bastante fácil: basta desbloquear a tela e pronto. Seus aplicativos voltarão a funcionar normalmente.
Veja mais no site do Tecmundo.