Veja os principais golpes disseminados no WhatsApp
O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares no Brasil, o que faz com que ela seja um dos alvos de criminosos tentando aplicar golpes nos usuários. O site Olhar Digital fez um levantamento de alguns dos golpes mais comuns que se espalham pela rede social:
Cupons do Burger King
Cupons falsos de R$ 50 da rede de fast-food levam o usuário a passar os seus dados pessoais, assim como mandar as informações para seus contatos. Os dados são então usados para assinar o usuário em serviços pagos de mensagens.
- Para que serve o Meta AI no WhatsApp? Conheça todas as funções
- Outback lança ‘O Contragolpe’, se posiciona contra golpes virtuais presenteando clientes com cupons exclusivos e estreia formato inédito do TikTok
- Veja como ocultar uma conversa no WhatsApp com código secreto
- WhatsApp começa a bloquear prints no aplicativo; veja como funciona
Cupons do McDonalds
A mesma história. O usuário é seduzido com a promessa de um cupom gratuito e acaba passando os seus dados pessoas, que são usados de forma ilícita, assim como disseminando o golpe para os seus contatos.
Pacotes de emojis
Esse é mais antigo. Internautas se empolgam com a informação (falsa) de que existe um pacote com emojis novos que podem ser usados. O link, claro, acaba indo para um lugar suspeito.
Ou seja, como regra geral, suspeite de todos os links que você não conhece, especialmente dos que tem ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Normalmente elas são.
Veja os demais casos no site do Olhar Digital, assim como o recente “golpe do Carrefour“.