Veja se seu iPhone é compatível com o iOS 10 e o que muda no sistema operacional
A Apple apresentou nesta semana o iOS 10, nova versão do sistema operacional para seus celulares e tablets. O sistema terá diversos melhoramentos, mas eles não vão funcionar em aparelhos mais antigos da empresa.
Se você tem um iPhone 4s ou anterior, está na hora de considerar a compra de outro aparelho — isso porque o iOS 10, com todas as atualizações de segurança, não vai rodar no seu smartphone.
O iOS 10 chega em setembro e, caso você tenha um gadget com o sistema operacional, pode conferir aqui embaixo para ver quais produtos vão rodar com o novo iOS:
- Governo vai cortar Bolsa Família? Veja como checar se você segue no programa
- Truque fácil para mudar a ordem das fotos no carrossel do Instagram
- 2 indícios de que um contato te ocultou do Status no WhatsApp
- Veja como ocultar uma conversa no WhatsApp com código secreto
iPhone 5 ou superior, iPad mini ou superior, iPad Air ou superior, iPad de quarta geração ou superior, iPad Pro, iPod Touch de quinta geração ou superior.
Veja abaixo algumas novidades do novo sistema operacional:
1. Tela de desbloqueio usabilidade
Houve uma completa remodelação da interface da tela de desbloqueio para torná-la mais útil em tempo de Touch ID funcionando “na velocidade da luz”. Basicamente, o desbloqueio de iPhones e iPads com impressões digitais ficou tão rápido que foi preciso repensar a tela de desbloqueio para o usuário conseguir aproveitar alguma coisa por ali.
A primeira medida tomada pela Apple nesse sentido foi fazer com que a tela dos iPhones seja ligada automaticamente quando o usuário pega o smartphone na mão, do bolso, de uma mesa ou qualquer outro lugar. Com isso, antes de colocar o dedo no leitor, você pode conferir as prévias das suas notificações.
Há também um novo atalho para a câmera: arrastando o dedo da direita para esquerda, você abre o app de captura e pode começar a filmar ou fotografar ali mesmo. O Force Touch agora também funciona na tela de desbloqueio, mostrando informações extras em widgets a partir das notificações quando você aperta na tela com mais pressão.
2. Siri
A novidade mais aplaudida certamente foi a liberação do uso da Siri por desenvolvedores terceiros. Isso quer dizer que, a partir de agora, a assistente pessoal poderá interagir com apps de outros desenvolvedores que não a Apple. O exemplo mostrado no palco foi o do uso da Siri para mandar uma mensagem através do WeChat.
A pessoa pode simplesmente dizer: Siri, mande um WeChat para o Paulo. Com isso, a assistente vai perguntar o conteúdo da mensagem e enviá-la. Apesar de novidade no iOS, esse recurso já está disponível no Google Now e nativamente no Moto Voz da Motorola há anos.
3. QuickType
QuickType é basicamente a implementação da Siri no teclado do iOS. A ferramenta vai utilizar a inteligência e a proatividade da assistente para auxiliar os usuários enquanto eles digitam mensagens. Você receberá sugestões sobre compartilhar localização, informações de contatos, dados do calendário e outras de acordo com o que acontece na sua conversa.
4. Photos
O Photos também recebeu melhorias, e, com inteligência artificial, agora identifica e separa suas imagens armazenadas localmente e na nuvem identificando o rosto das pessoas automaticamente. A empresa diz que todo o processamento será feito localmente no dispositivo, eliminando preocupações com privacidade. Novamente, mais um recurso copiado da Google, dessa vez do Google Fotos.
5. Apple Maps
O sistema de mapas da Apple recebeu uma remodelação no design e, no que tange funcionalidade, ele se tornou mais proativo, sugerindo mais coisas ao usuário ao prever certas atividades. Com isso, não será mais preciso interagir tanto com o Apple Maps para chegar a lugares que você frequenta bastante, por exemplo.
É interessante notar que, como no Waze, o app vai mostrar informações de tráfego à frente, e oferecerá rotas alternativas quando houver engarrafamento. Você poderá então escolher o caminho mais reto ou o mais rápido.
6. Apple Music
Outro app que recebeu uma remodelação foi o Apple Music. Ele ficou com uma interface mais simples, uma vez que o app atual requer um pouco de tempo para encontrar ferramentas comuns em players populares. Apesar disso, as guias de conteúdo no fundo da tela continuam iguais. O app também trará letras de músicas enquanto você ouve alguma canção.
Veja mais informações sobre o iOS 10 no site do Tecmundo.