Veja série de fotos inéditas do pintor Basquiat nu em momento de descontração
As imagens foram clicadas pela fotógrafa e amante, Paige Powell
Recentemente a fotógrafa Paige Powell mudou-se para Nova York e levou na bagagem uma série inédita de fotografias de seu amante, nu, em momentos de descontração. A notícia não teria nada de inusitado se não fosse o fato de o tal amante ser ninguém menos que Mr. Jean-Michel Basquiat.
O jovem pintor afro-americano Basquiat fez sucesso no princípio da década de 1980 com seu estilo batizado de “primitivismo intelectualizado”. De origem latina, chegou a estudar em Porto Rico, mas voltou à Nova York no fim da década de 1970, quando saiu de casa, passou a morar com amigos e começou a pintar camisetas que ele mesmo vendia nas ruas.
- 3 praias no Nordeste lindíssimas e que quase ninguém fala
- Descubra os benefícios incríveis da cúrcuma contra o envelhecimento
- Superbet: Aproveite a promoção Superspin
- Tomar café apenas neste período está associado a um risco menor de morte prematura
Fotos: Paige Powell
Criou o coletivo SAMO (same old shit – mesma velha merda), com o artista gráfico Al Diaz e passou a usar a marca e assinatura para espalhar as suas obras pelas paredes da cidade. Passou a viver nas ruas e a grafitar muros, portas de casas e metrôs de Nova York.
Pouco a pouco foi se tornando conhecido e chegou a participar do filme Downtown 81, que relata um dia na vida de um jovem artista à procura da sobrevivência e mistura hip hop, new wave e graffiti.
Com a fama adquirida passou a ter dinheiro, e a se relacionar com pessoas influentes, como Andy Warhol, que tornou-se um amigo e entusiasta de suas criações. Pintou telas adquiridas e comercializadas por marchands de Zurique, Nova York, Tóquio e Los Angeles e passou a frequentar os salões mais chiques e exclusivos de Nova York.
Morreu de overdose em seu estúdio, em 1988, depois de consumir um coquetel de drogas, uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como “speedball”.
Via Huffington Post e UOL Educação