Vídeos secretos de testes nucleares são divulgados; assista

Com um acervo total de mais de 6.500 filmes, uma equipe norte-americana está digitalizando o conteúdo e publicando na internet

Teste nuclear divulgado pelo Lawrence Livermore National Laboratory

Na história da humanidade, apenas duas bombas atômicas foram usadas: as de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. As duas deixaram um saldo de mais de 200 mil mortos e milhares de atingidos pela radiação.

Mas elas não foram as únicas armas nucleares desenvolvidas pela humanidade, e uma série de testes foi feita desde então. Apenas os Estados Unidos realizaram 210 testes entre 1945 e 1962, com bombas ainda mais destrutivas. Tudo era filmado de vários ângulos, mas mantido em segredo.

Uma equipe do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) está disposta a trazer à tona todas essas imagens impressionantes. Liderado pelo físico de armas Greg Spriggs, o grupo de especialistas tem atuado para encontrar, tratar e divulgar na internet os filmes que mostram os testes nucleares.

O grupo já localizou cerca de 6.500 filmes dos cerca de 10 mil produzidos. Destes, 4.200 foram digitalizados e cerca de 60 foram publicados pelo laboratório no Youtube.

O físico conta que uma parte do conteúdo já se encontrava em decomposição e, por isso, trabalham para que tudo seja salvo agora em formato digital.

Com isso, Spriggs espera que haja mais conscientização sobre o uso dessas armas.

“Esperamos que nunca mais seja preciso usar uma arma nuclear. Acho que se capturarmos essa história e mostrarmos a força dessas armas e quanta devastação elas podem causar, então talvez as pessoas relutem em usá-las”, afirmou o físico.

Veja algumas das imagens impressionantes que mostram todo o potencial destrutivo das bombas atômicas:









A lista completa você pode conferir aqui.

  • Uma guerra é mais devastadora do que podemos imaginar. Veja como ela pode arrasar uma cidade