Vinil4Todos: o primeiro crowdfounding para discos do Brasil
Iniciativa surgiu para incentivar artistas e bandas brasileiras à prensar discos de vinil
A cultura do vinil sobreviveu à diferentes revoluções tecnológicas, como o CD, o DVD e até mesmo o mp3. As agulhas e tocadiscos continuam a girar.
Apesar da ascensão internacional do mercado de discos, os músicos brasileiros ainda enfrentam dificuldades para conseguir lançar os seus álbuns em vinil.
A Media4Music, localizada na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, quer mudar essa realidade com o projeto Vinil4Todos – a primeira plataforma de crowdfounding para discos do Brasil.
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Da importação ao financiamento colaborativo
O produtor musical e gerente de negócios do projeto, o checo Ivan Macenauer, 30, explica que a Media4Music surgiu com o objetivo de prensar os discos brasileiros na República Tcheca, onde a prensagem é barata e de alta qualidade.
Ele trabalhava na IBM há 5 anos, mas apesar da carreira estável, não estava feliz. “Aqui somos uma empresa de músicos para músicos. E mesmo com as dificuldades me sinto realizado de poder ajudar”, comenta.
Ivan explica que apesar dos bons preços do leste europeu, as taxas de importação e transporte para o Brasil são altas. O que deixa o produto final caro para os artistas.
“Nós tentamos tudo para baratear os custos. Temos preços diferenciados, a melhor qualidade. Permitimos a impressão de baixa tiragem, mas mesmo assim estávamos recebendo poucas encomendas no último mês”, comentou.
Além de poucas pessoas conhecerem o projeto, Ivan acredita que o preço ainda é caro para os artistas, especialmente os independentes.
Estávamos pensando em como fazer com que as bandas conseguissem prensar os discos sem ter grandes custos, até chegamos ao modelo de crowdfounding.
Sem taxas, sem custos
A gerente de comunicação do projeto, Thaís Cruz, 27, jornalista e cantora, conta que o sucesso da campanha da banda Dead Fish no Catarse os empolgou para iniciarem o projeto de financiamento.
“Não é barato lançar um disco, mas sempre conseguimos dar um jeito quando queremos algo. Por isso a ideia do vinil para todos”, diz.
Ela explica que a empresa pode cuidar de todo o processo: orçamento, fabricação, transporte, arte e masterização. E o artista também pode escolher as recompensas.
Ivan lembra que a ideia não é ser um site de crowdfounding como os outros. “Nós temos que ser diferentes. Não cobramos taxas. Tudo é de graça, nosso negócio é apenas a encomenda”, explica.
Para criar uma campanha e prensar o seu disco, basta preencher o formulário no site.
Futuro
Segundo Ivan, a Ideia da Media4Music é ser uma empresa transparente, incentivar aritstas, praticar preços justo, em que artistas pequenos e grades possam realizar encomendas.
Artistas renomados e independentes já prensaram discos com eles, como Criolo, Di Melo, Céu, Clube do Balanço, entre outros.
Agora, eles pretendem começar a realizar pocket shows e work shops na casa. Abrir o espaço para o fluxo de artistas e fãs.
No fim da conversa, Ivan conta que lembra dos momentos em que colocava a agulha para ouvir Pink Floyd quando criança. Mas o tom da conversa não é nostálgico.
“A história é legal, mas o que vem daqui para frente depende de nós. Temos que encorajar, tornar acessível. Não estou falando de passado, mas do futuro”, conclui o checo.