Vinil4Todos: o primeiro crowdfounding para discos do Brasil

Iniciativa surgiu para incentivar artistas e bandas brasileiras à prensar discos de vinil

Por: Redação | Comunicar erro
Victor Sousa
Ivan e Thaís tocam juntos o projeto

A cultura do vinil sobreviveu à diferentes revoluções tecnológicas, como o CD, o DVD e até mesmo o mp3. As agulhas e tocadiscos continuam a girar.

Apesar da ascensão internacional do mercado de discos, os músicos brasileiros ainda enfrentam dificuldades para conseguir lançar os seus álbuns em vinil.

A Media4Music, localizada na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, quer mudar essa realidade com o projeto Vinil4Todos – a primeira plataforma de crowdfounding para discos do Brasil.

Da importação ao financiamento colaborativo

O produtor musical e gerente de negócios do projeto, o checo Ivan Macenauer, 30, explica que a Media4Music surgiu com o objetivo de prensar os discos brasileiros na República Tcheca, onde a prensagem é barata e de alta qualidade.

Ele trabalhava na IBM há 5 anos, mas apesar da carreira estável, não estava feliz. “Aqui somos uma empresa de músicos para músicos. E mesmo com as dificuldades me sinto realizado de poder ajudar”, comenta.

Victor Sousa
Prensa permite que vinil fuja do tradicional
Victor Sousa
Vinil pode ser colorido e em formatos diferentes
Victor Sousa
Esse é um cartão postal em vinil. Os custos para trazê-lo ao Brasil ainda são altos

Ivan explica que apesar dos bons preços do leste europeu, as taxas de importação e transporte para o Brasil são altas. O que deixa o produto final  caro para os artistas.

“Nós tentamos tudo para baratear os custos. Temos preços diferenciados, a melhor qualidade. Permitimos a impressão de baixa tiragem, mas mesmo assim estávamos recebendo poucas encomendas no último mês”, comentou.

Além de poucas pessoas conhecerem o projeto, Ivan acredita que o preço ainda é caro para os artistas, especialmente os independentes.
Estávamos pensando em como fazer com que as bandas conseguissem prensar os discos sem ter grandes custos, até chegamos ao modelo de crowdfounding.

Sem taxas, sem custos

A gerente de comunicação do projeto, Thaís Cruz, 27, jornalista e cantora, conta que o sucesso da campanha da banda Dead Fish no Catarse os empolgou para iniciarem o projeto de financiamento.

O Media4Music utiliza a técnica de masterização direto do metal, que aumenta a qualidade do disco
O Media4Music utiliza a técnica de masterização direto do metal, que aumenta a qualidade do disco
Victor Sousa
Bandas e artistas podem escolher diferentes pacotes de prensagem
Victor Sousa
Projeto de financiamento colaborativo já está no ar

“Não é barato lançar um disco, mas sempre conseguimos dar um jeito quando queremos algo. Por isso a ideia do vinil para todos”, diz.

Ela explica que a empresa pode cuidar de todo o processo: orçamento, fabricação, transporte, arte e masterização. E o artista também pode escolher as recompensas.

Ivan lembra que a ideia não é ser um site de crowdfounding como os outros. “Nós temos que ser diferentes. Não cobramos taxas. Tudo é de graça, nosso negócio é apenas a encomenda”, explica.

Para criar uma campanha e prensar o seu disco, basta preencher o formulário no site.

Futuro

Segundo Ivan, a Ideia da Media4Music é ser uma empresa transparente, incentivar aritstas, praticar preços justo, em que artistas pequenos e grades possam realizar encomendas.

Artistas renomados e independentes já prensaram discos com eles, como Criolo, Di Melo, Céu, Clube do Balanço, entre outros.

Agora, eles pretendem começar a realizar pocket shows e work shops na casa. Abrir o espaço para o fluxo de artistas e fãs.

No fim da conversa, Ivan conta que lembra dos momentos em que colocava a agulha para ouvir Pink Floyd quando criança. Mas o tom da conversa não é nostálgico.

“A história é legal, mas o que vem daqui para frente depende de nós. Temos que encorajar, tornar acessível. Não estou falando de passado, mas do futuro”, conclui o checo.

1 / 8
1
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
2
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …
3
01:03
Os dez jardins mais lindos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez mais bonitos jardins do planeta. Lugares ótimos para …
4
02:11
Conheça a história do Museu Guggenheim em Nova Iorque
O jornalista Gilberto Dimenstein visitou o museu Guggenenheim em Nova Iorque e nos conta sobre a história desse lugar maravilhoso. Este …
5
02:20
Avô dança com neto na véspera de cirurgia
O pequeno garoto coreano Kyu San Juan descobriu que teria que se submeter a uma delicada cirurgia no cérebro. A …
6
01:51
Gari defende TCC vestido com uniforme de trabalho
O gari Ednilson de Pontes Silva, de 31 anos, defendeu seu trabalho de conclusão do curso de licenciatura em história …
7
01:20
Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em tipo O
Um grupo de cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, conseguiram transformar sangue do tipo A em doador universal. O …
8
01:26
Alunos criam filtro que transforma água da chuva em potável
A Amazônia tem mais de 10 milhões de pessoas sem acesso à água. Com objetivo de levar água para toda …