Webnode EDU: educação no ciberespaço

Site permite que usuários criem páginas com conteúdo educativo sem nenhum custo

divulgação
A pagina criada no Webnode EDU não possui nenhum tipo de publicidade. O conteúdo é totalmente controlado pelo usuário
Créditos: Picasa
A pagina criada no Webnode EDU não possui nenhum tipo de publicidade. O conteúdo é totalmente controlado pelo usuário

Foi-se o tempo em que as ideias e o conhecimento eram passados apenas para o papel. No ciberespaço, margens e linhas não são suficientes para comportar todo o material voltado para a educação. Com o objetivo de expandir o alcance do conteúdo educativo, o site Webnode EDU ganha versão brasileira e permite acesso gratuito a seus serviços.

A plataforma foi criada pela empresa Webnode.com e já possui mais de 5 milhões de usuários pelo mundo. Com sede na República Tcheca, a equipe de TI criou uma versão exclusiva para conteúdo educativo. No Brasil, o número de usuários chega a 10 mil e inclui alunos, professores e pais interessados em compartilhar informações.

Para obter um site educativo utilizando o Webnode EDU é preciso se cadastrar e então dar início à construção do espaço. O processo é simples e intuitivo. Após ter o login efetivado é possível começar a edição da página, com o uso dos botões e ferramentas disponíveis no sistema do portal.

Funções básicas como arquivamento de postagens nos formatos PDF, montagem da interface através da tecnologia “clique e arraste” e acesso ao editor de site – sem a necessidade da instalação de software – estão à disposição dos internautas. O Webnode também traz a possibilidade de criar submenus com diferentes divisões que organizam o conteúdo publicado, além da opção de “busca interna”.

Pais, professores, alunos e graduandos podem fazer uso da ferramenta e compartilhar diferentes publicações, socializando o acesso à educação.

Nas terras da rainha

Desde 2008, a Universidade de Sheffield (Reino Unido) utiliza o Webnode EDU como forma de ensinar webdesign para os alunos do curso de biologia. Eles ficam encarregados da elaboração de páginas voltadas para a área de atuação. Um dos sites criados tem como tema o desenvolvimento do tubo neural (em inglês).

A proposta auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, desde a construção de portais, sua edição e veiculação de material acadêmico, até o uso da linguagem voltada para a internet e noções sobre direitos autorais.

Por Redação