9 lições de marketing de Kim Kardashian
A jornalista Thais Costa publicou pela Rock Content um artigo sobre as 9 lições de Kim Kardashian.
1. Invista em Inbound Marketing
Sim, as Kardashians sabem usar o inbound como ninguém. Como?
Elas atraem as pessoas para tópicos de interesse, e não para seus produtos.
Apesar de terem marcas de jeans, linhas de maquiagem, lojas de roupas e vários outros empreendimentos, elas não investem em vendas apenas fazendo anúncios e esperando que as pessoas comprem.
Na verdade, elas usam de sua influência para criar tópicos de interesse e ditar tendências.
No fim das contas, elas monetizam em cima desses tópicos e tendências, já que seus produtos estão relacionados ao buzz que elas mesmas geraram.
Um ótimo exemplo é a relação de Kim Kardashian com a maquiagem.
Ela se tornou referência nesse assunto ao aparecer sempre com maquiagens impecáveis, com contornos que delineiam o rosto (o que é uma das maiores tendências de maquiagem atualmente, o que pode ser em grande parte atribuido à Kim).
Todos seus seguidores e pessoas interessadas no assunto queriam saber como ela fazia aquela maquiagem. Foi aí que Kim começou a mostrar em seu reality as produções feitas por seu maquiador, Mario. Eles passaram a fazer vídeos para o YouTube e realizar aulas juntos.
Atualmente, Kim possui sua própria linha de produtos, assim como sua irmã, Kylie, que também é influente no assunto.
2. Consolide-se como um influenciador
Já falamos um pouco disso no tópico anterior, mas não custa reforçar: as Kardashians são influenciadores digitais.
Caso você não esteja familiarizado com o termo, ele basicamente refere-se a pessoas que tem influência sobre um número considerável no ambiente online. Geralmente, esse “poder” é segmentado, ou seja, um influenciador atua dentro de um nicho e perfil demográfico específicos.
Quando falamos das Kardashians, os números nunca são pequenos. Kim é a quinta pessoa mais seguida do Instagram, com mais de 105 milhões de seguidores.
Suas irmãs não ficam para trás: Kylie tem mais de 100 milhões, Kendall 85 milhões, Khloe tem mais de 70 milhões e Kourtney 59 milhões. A matriarca, Kris, tem quase 19 milhões de seguidores.
Mas apenas números de seguidores não indicam a influência de uma pessoa nas redes.
É preciso analisar o engajamento que esses perfis recebem e quais os resultados eles trazem. E isso as Kardashians tem de sobra. O comportamento das influencers faz com que suas fortunas sempre aumentem.
Mas como elas fazem isso?
Elas aproximam seus seguidores daquilo que os interessam: suas vidas. Sem escrúpulos e de forma bem cuidadosa, elas estão sempre mostrando detalhes de sua rotina, suas casas, suas famílias e trabalhos.
Kim Kardashian on Instagram
Essa é uma forma de criar uma sensação de proximidade com sua audiência que passa a gostar e consumir mais detalhes daquele universo.
Quando recebemos recomendações de amigos e familiares acerca de produtos, tendemos a confiar e mesmo testar aquilo. A relação com os influenciadores funciona também nesse sentido.
Assim, Kim e suas irmãs conseguem influenciar seus seguidores pelo senso de proximidade criado com o universo fantástico que mostram.
E como você pode aplicar isso em seu negócio? Torne-se um influenciador do seu mercado!
Não estou falando para você postar fotos de sua vida pessoal nas redes sociais, calma. Para influenciar pessoas na sua área, você pode aplicar várias estratégias.
Primeiro, garanta que você seja útil, interessante e engaje seu público. Adeque sua linguagem e suas formas de comunicação e entregue conteúdos que eles gostam (aliás, quer descobrir o que seu público gosta? Clique aqui e aprenda como)!
Feito isso, tente maneiras de aproximar-se. Você pode mostrar os bastidores da sua empresa, fazer enquetes, convidar as pessoas a interagirem em seus posts, enfim: use a criatividade.
Um outro fator é posicionar-se como autoridade em um assunto. Domine temas de sua área de atuação para posicionar-se como referência para o mercado.
Mas um dos segredos da influência nas redes sociais é criar uma comunidade em torno da sua empresa.
A comunidade é composta por pessoas que de alguma forma se relacionam com sua empresa (clientes, colaboradores, admiradores e até mesmo outros influenciadores) e estão dispostos a dialogar sobre temas pertinentes ao mercado e que envolvam sua empresa.
Uma das coisas mais valiosas de uma comunidade é que são pessoas com as quais sua empresa tem uma relação próxima, constituindo verdadeiros defensores da sua marca.
3. Tenha empreendimentos variados
Apesar de terem tido sucesso devido ao reality show, as Kardashians já eram uma família rica e Kim, Khloe e Kourtney tinham seu próprio negócio fundado há cerca de um ano, a boutique DASH.
Mesmo com a fama estrondosa, devido ao sucesso crescente do reality, a ambição da família fez com que procurassem cada vez mais empreendimentos, aproveitando de sua influência crescente.
Os negócios delas, atualmente, incluem linhas de roupas, produtos de beleza e maquiagem, produtos fitness, acessórios, sapatos e até mesmo aplicativos e emojis!
Isso possibilitou que cada uma delas criasse sua influência em diferentes meios.
Kim e Kylie, por exemplo, são grandes influências em maquiagem e moda. Já Kendall, que atualmente atua como modelo, está relacionada à high fashion. Khloe, por sua vez, tornou-se uma grande influenciadora fitness ao mostrar seu processo de emagrecimento.
Expandir o mercado de forma sábia e ter várias áreas de atuação permite que elas consigam uma influência total maior, além de ganhos estrondosos!
Lembre-se que, inicialmente, você deve começar com um objetivo e centrado em aspectos pré-definidos. Conforme seu negócio for crescendo, descubra pontos fortes do seu time e da sua emrpesa que podem gerar novos empreendimentos!
4. Use sua imagem com sabedoria
Parece contraditório falar isso quando o assunto é as Kardashians, mas é fundamental que você use a sua imagem (e da sua empresa) com sabedoria.
Mesmo com a constante exposição e até mesmo com “acidentes” em relação a suas imagens, as Kardashians contam com uma assessoria e um planejamento excelente acerca do que veiculam.
Não se engane: nada ali é por acaso.
As postagens nas redes são cuidadosamente pensadas, cada ângulo é favorecido nas fotos e mesmo as polêmicas funcionam, na verdade, como grandes jogadas de marketing.
Sua empresa não só pode, como deve aprender sobre como as Kardashians controlam e usam sua imagem a seu favor.
Quando falo disso, não é apenas sobre ter um site ou um ambiente bonitos. Você precisa passar uma boa mensagem sobre seus serviços, seus produtos, o relacionamento com seus clientes e colaboradores.
Precisa também saber com quais marcas se relacionar e quais causas defender. É muito interessante, por exemplo, fazer parcerias e ajudar instituições de caridade. Mas garanta que está fazendo isso com instituições que compartilhem de seus valores e não estejam relacionadas à polêmicas.
Além disso, no caso de alguma situação adversa de fato acontecer, lembre-se de manter a integridade da sua imagem e posicione-se de forma sábia e correta na situação. Não alimente desavenças e sempre busque o caminho da melhora.
Um outro aspecto importante no uso da imagem é saber como fazer pessoas falarem de você (e isso as Kardashians fazem com maestria).
Sempre que querem chamar atenção para o lançamento de um produto elas investem no tema, de forma indireta ou direta.
Crie buzz em torno da sua empresa, faça as pessoas ficarem curiosas sobre seu produto e ofereça condições para que elas possam experimentá-lo. Torne-se conhecido (de uma boa maneira, é claro!).
5. Extraia o melhor de situações negativas
Várias das Kardashians já passaram por momentos delicados em suas vidas e, cada uma a sua maneira, elas conseguiram dar um jeito na situação.
O mais notável de todos os casos foi quando Kim Kardashian teve um vídeo íntimo com um ex-namorado vazado, antes do lançamento do reality.
Apesar de muitas pessoas argumentarem que foi ela quem vazou, com a intenção de ficar famosa, fato é que Kim conseguiu dar a volta por cima, continuando com sua carreira de empresária e voluntariamente aproveitando do momento para tornar-se famosa.
A lição desse caso? Não deixe crises e situações negativas abalarem o potencial do seu negócio.
Pelo contrário: entenda a situação, faça um balanço, extraia os aprendizados e consiga seguir em frente ainda melhor!
6. Dê o seu melhor independente da situação
A maior crítica que muitas pessoas têm em relação às Kardashians é que elas são famosas por serem famosas. Eu discordo.
Obviamente uma série de fatores favoreceram o fato de elas estarem onde estão (a família já era rica, elas conheciam várias celebridades, tinham contatos na área), mas não é mero acaso e nem sorte tudo que elas conquistaram.
Pode ter certeza: as Kardashians estão onde querem estar. Elas trilharam cuidadosamente o caminho até lá.
E isso inclui esforço e dedicação, independente da situação.
Kim, Khloe e Kourtney são empresárias. Elas gerenciam suas próprias carreiras (junto com a mãe, Kris) e controlam de perto seus investimentos e empreendimentos. Elas tem várias lojas e serviços que demandam sua atenção.
Eu trabalho duro: tenho sete reuniões amanhã antes das 10 da manhã. Estou constantemente de um lado pro outro. Tenho uma linha de roupas bem sucedida. Uma fragrância. O que quero dizer é que atuar e cantar não são as únicas formas de ser talentosa. Fazer com que as pessoas gostem de você pelo que você é, e não por um personagem escrito para você por alguém, é um talento.
— Kim Kardashian, em entrevista para o The Guardian.
E sempre foi assim. Kim, antes da fama, trabalhava como organizadora de closets e stylist (inclusive tendo trabalhado para Paris Hilton), mostrando que o esforço independe da situação.
Além disso, apesar do mundo surreal em que vivem, elas valorizam a importância de saber controlar seu patrimônio e sua situação. Várias vezes as três irmãs mais velhas já chamaram atenção da irmã Kylie quando ela diz que não sabe como administrar sua casa e nem fazer tarefas básicas do dia a dia, como lavar a roupa.
7. Conheça seu público
Tudo que falamos até agora sobre influência, atração e uso da imagem só é possível a partir do entendimento do público.
Kim e suas irmãs entendem seu público, suas dores, desejos e preferências. É a partir disso que elas pensam todas suas estratégias, direcionam suas ações e conseguem, no fim das contas, agradar as pessoas que as seguem.
Por exemplo: Kim percebeu que as pessoas queriam cada vez mais saber sobre sua vida. Foi aí que ela criou seu próprio aplicativo e passou a veicular tudo que queria por ali, sendo que tinha total controle sobre a plataforma.
Além disso, ela é constantemente associada à beleza, glamour e luxo. Seus produtos são todos orientados nesse sentido! Muitas pessoas compram eles para relacionar-se com as ideias que ela passa.
Já Khloe vinculou-se ao universo fitness com sua história de emagrecimento que encantou várias pessoas. Assim, além de lançar uma linha de produtos para a área, ela ainda fez uma linha de jeans que passam a mensagem de adequar-se a diferentes corpos.
Percebeu como é importante saber com quem você está falando? Só assim você saberá como seu produto pode impactar a vida dos seus potenciais clientes e como você pode chegar até eles.
Aqui na Rock Content nós sempre falamos da importância de ter uma persona para o seu negócio. É com ela que você vai definir todas suas outras ações de marketing e ainda terá uma visão muito mais clara de com quem você precisa falar.
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8. Inove e queira fazer diferente
Como já falamos, as Kardashians têm vários empreendimentos e seus negócios estão a mil.
Um dos motivos para isso é que elas estão sempre inovando e sendo diferentes, independente das críticas em relação a isso.
Quando todos estavam focados em outras plataformas, Kim resolveu lançar seus próprios aplicativos (o que suas irmãs também fizeram). Elas são influentes nas redes sociais, têm o próprio programa de TV, mas também viram a oportunidade de ter uma plataforma exclusiva sobre a qual tivessem total controle.
Faz sentido, não?
Atualmente, várias celebridades e youtubers recorrem à técnica, entendendo o benefício e potencial dos aplicativos para gerar uma audiência.
Outro exemplo são os Kimojis. Os emojis da família são vendidos em pacotes para celulares, mas também tem a versão física de adesivos, capinhas de celular e até mesmo bolsa e camisas.
Enquanto muitos riam das caras, bocas e maneiras das Kardashians, elas monetizaram de uma forma totalmente simples. Hoje, várias celebridades também criam seus próprios pacotes de emojis.
E o que aprender com isso?
Esteja atento às oportunidades e sempre um passo a frente de seus concorrentes. Mostre-se inovador e desperte a curiosidade do seu público. Dite tendências, em vez de simplesmente seguir o mercado.
Tenha coragem para arriscar novas possibilidades e investir em elementos que trarão resultados positivos para seu negócio.
9. Crie suas próprias estratégias
Sim, essa também é uma dica que podemos aprender com as Kardashians.
Kim Kardashian não ficou famosa seguindo caminhos comuns, assim como todo o resto da família.
Seus produtos não são divulgados da mesma forma que qualquer produto. As Kardashians não são uma família como as outras.
Construindo suas famas e fortunas em cima de buzz, polêmicas, influência e tornando-se verdadeiros itens de desejo, as Kardashians podem dizer que criaram suas próprias estratégias.
Você pode até discordar, mas não há como negar isso.
Crie você também suas próprias estratégias. Seja um ponto fora da curva.
Procurar referências, teste estratégias, faça um planejamento coerente e seja realista, mas saiba que sempre pode tentar novos caminhos.
Espero que esse texto tenha mostrado que podemos extrair lições valiosas de qualquer lugar! As Kardashians, ao contrário do que muitos dizem, são mulheres inteligentes e estrategistas que tem insights incríveis para ensinar!