A verdade que ninguém contou sobre a mentira da  Bettina

18/03/2019 13:17 / Atualizado em 29/05/2020 19:12

Vários economistas já mostraram que a possibilidade da personagem viral Bettina ter enriquecido tanto em tão pouco tempo é Fake News.
Mas a verdade por trás da Bettina é a estratégia de marketing de uma empresa: a Empiricus, empresa que vende relatórios sobre investimentos.

Para desmontar a narrativa da Bettina, apenas um exemplo:

Comentarista econômica a Globo News e professor da FGV, Samy Dama desmascarou, com números, a Bettina.

Reflitam, se for verdade que:
a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou seja multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela.
Daqui a 15 anos, nossa heroína terá 37 anos de idade e um patrimônio de 157 quintilhões de reais: 2 milhões de vezes o PIB americano de 2018 e 316 milhões de vezes a fortuna Jeff Bezzos – homem mais rico do mundo segundo a Forbes.”

A verdade por trás da Bettina se pode encontrar num reportagem feita pela revista Exame sobre o marketing da Empiricus.

A equipe de marketing tem 15 pessoas, especializadas em fazer propaganda online de um jeito bem diferente do que fazem os concorrentes.
“Queremos ter uma base grande de assinantes em todos os nossos relatórios. Por isso, temos uma fórmula para causar impacto nas pessoas”, diz Caio Mesquita, presidente da Empiricus.
Em resumo: quanto mais polêmica, melhor.
Enquanto as corretoras e as empresas tradicionais de análise escrevem relatórios com títulos como “Por que investir nas ações da empresa Y é um bom negócio agora” ou “As melhores debêntures incentivadas”, a Empiricus manda e-mails com chamadas do tipo “A estratégia capaz de transformar 1.500 reais em mais de 227.000 em apenas um mês” ou “Uma maneira totalmente inovadora de ter um lucro potencial de 995,1% [sim, vírgula um] em 12 meses”.

 

Em resumo: é o que na linguagem jornalística se chama sensacionalismo.