Bettina confessa a verdade para Folha

19/03/2019 07:13 / Atualizado em 11/09/2019 11:56

O grande viral do Brasil – a Bettina – deu uma entrevista à Folha.

E apenas confessou o que todos sabem: não sabe quanto investiu.

Até porque é impossível alguém com tão pouco ganhar tanto em tão pouco tempo.

Bettina Rudolph trabalha é redatora de venda dos relatórios da Empiricus.

“Não sei, porque foi mês a mês. Nunca parei para fazer essa conta”, diz em sua primeira entrevista sobre a polêmica “de R$ 1 mil a R$ 1 milhão em três anos”.

Antes, falou a outros sites vinculados ao grupo que controla a Empiricus.

Quando investe, uma pessoa tende a querer saber qual foi o lucro obtido com a aplicação. No caso Bettina, não se sabe qual foi o retorno dos investimentos.

Ela conta que poupa cerca de metade do salário todos os meses. Bônus, quase 100%. Após os R$ 1.520, aplicou os R$ 35 mil que o pai poupou para ela desde que nasceu.

“Eu tinha privilégio, sim, eu não pagava a conta de luz, eu não pagava escola. Eu pegava toda a minha fonte de renda e colocava em ações”, diz.

Catraca Livre mostrou como vários economistas desmontaram que a possibilidade da personagem viral Bettina ter enriquecido tanto rapidamente.
Mas a verdade por trás da Bettina é a estratégia de marketing de uma empresa: a Empiricus, empresa que vende relatórios sobre investimentos.

Para desmontar a narrativa da Bettina, apenas um exemplo:

Comentarista econômica a Globo News e professor da FGV, Samy Dama desmascarou, com números, a Bettina.

Reflitam, se for verdade que:
a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou seja multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela.
Daqui a 15 anos, nossa heroína terá 37 anos de idade e um patrimônio de 157 quintilhões de reais: 2 milhões de vezes o PIB americano de 2018 e 316 milhões de vezes a fortuna Jeff Bezzos – homem mais rico do mundo segundo a Forbes.”

A verdade por trás da Bettina se pode encontrar num reportagem feita pela revista Exame sobre o marketing da Empiricus.

A equipe de marketing tem 15 pessoas, especializadas em fazer propaganda online de um jeito bem diferente do que fazem os concorrentes.
“Queremos ter uma base grande de assinantes em todos os nossos relatórios. Por isso, temos uma fórmula para causar impacto nas pessoas”, diz Caio Mesquita, presidente da Empiricus.
Em resumo: quanto mais polêmica, melhor.
Enquanto as corretoras e as empresas tradicionais de análise escrevem relatórios com títulos como “Por que investir nas ações da empresa Y é um bom negócio agora” ou “As melhores debêntures incentivadas”, a Empiricus manda e-mails com chamadas do tipo “A estratégia capaz de transformar 1.500 reais em mais de 227.000 em apenas um mês” ou “Uma maneira totalmente inovadora de ter um lucro potencial de 995,1% [sim, vírgula um] em 12 meses”.

Em resumo: é o que na linguagem jornalística se chama sensacionalismo.