Bolsonaro está preocupado com nº de amputações de pênis no país

O presidente Jair Bolsonaro se disse alarmado com a quantidade de homens que têm o pênis amputado no Brasil por “falta de água e sabão”.

Por ano, mil brasileiros tem o órgão amputado em decorrência de câncer, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

O presidente Jair Bolsonaro durante Reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub
Créditos: Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro durante Reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub

O alerta foi dado de maneira inusitada durante um encontro com ministro Abraham Weintraub (Educação) nesta quinta-feira (25).

Bolsonaro tocou no assunto após o ministro falar sobre escolas infantis em assentamentos de reforma agrária.

“Eu tomei conhecimento uma vez que certos homens, ao ir para o banheiro, eles só ocupavam o banheiro para fazer o número 1 (urinar) no reservado. O que é que acontece com esse cara? Eu sabia e aos poucos vou tomando conhecimento, e estive conversando com profissionais da saúde, no meio militar a gente ensina a escovar os dentes e, ao garoto que presta serviço militar obrigatório, também outras coisas”, disse o presidente.

Questionado pela Folha, o Ministério da Saúde não informou dados sobre o volume de amputações de pênis no país.

Em nota, “o órgão fez um alerta sobre a importância da higiene do pênis para prevenir casos de câncer —os quais, se não diagnosticados e tratados com rapidez, podem levar à amputação”.

A Sociedade Brasileira de Urologia relançou este ano uma campanha de 2007 sobre a importância de prevenção à doença. Uma revista em quadrinhos com linguagem bastante didática pode ser baixada diretamente no site para orientar a população. Clique aqui.