Datafolha: maioria contra flexibilizar porte de arma lançada hoje
Datafolha mostra que a maioria da população – 61% – é contra facilitar o acesso ao porte de arma, temendo mais violência.
Minha suspeita é de que mais uma vez se oferecem soluções simplórias para temas complexos para aplacar os ânimos de parte dos eleitores.
Esse é o principal destaque hoje do Canal Meio que, diariamente, faz uma seleção do que de mais importante é publicado nos meios de comunicação. A assinatura é gratuita.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
Está marcada para às 11h, no Palácio do Planalto, a assinatura pelo presidente Jair Bolsonaro do decreto que flexibiliza a posse de armas. O texto não muda a lei, apenas sua regulamentação, e trata da posse, não do porte. Será facilitado ter uma arma em casa, não carregá-la. Para a posse, é preciso ter mais de 25 anos, ocupação lícita, residência certa, comprovar capacidade técnica e psicológica, explicar a necessidade da arma, jamais ter sido condenado e não responder a inquérito ou processo criminal. Atenuando as exigências para cada item, e alargando o prazo para renovação dos documentos, é possível facilitar o acesso. (Folha)
Hoje, no Brasil, ter uma arma custa pelo menos R$ 4 mil e pode chegar aos R$ 10 mil. (Globo)