Deputado do partido de Bolsonaro diz que saia estimula estupro
Ao se posicionar contra um projeto de lei que combate ao assédio sexual e à cultura do estupro em órgãos públicos de Santa Catarina, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) afirmou que a roupa usada pelas mulheres pode estimular o crime.
“Se você quer andar com sainha, decote, ótimo. Se você quer chamar a atenção de estupradores, você sabe o risco que está correndo. Se você se deparar com essa situação, lamento”, disse o parlamentar, ao justificar seu voto contrário à proposta.
Em entrevista à coluna da jornalista Dagmara Spautz, da NSC Total, deputado disse que fez as afirmações porque não concorda com a fixação de cartazes como medida preventiva, conforme prevê o projeto de lei que estava em votação, e porque não acredita na cultura do estupro.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
Colega de Lopes na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Paula da Silva (PDT), a Paulinha, foi alvo de ataques nas redes sociais por ter ido à posse, em janeiro, com um macacão vermelho decotado. A parlamentar criticou a atitude do pesselista.
“Obviamente que nosso colega foi infeliz. Não sei como é que uma pessoa pode pensar desse jeito”, disse a deputada ao UOL, que, no entanto, creditou a fala de Lopez à falta de conhecimento.
“É claro que ele não é a favor do estupro. Não acho que é maldade da parte dele. Mas é muita desinformação e uma limitação ideológica, e ele não consegue avançar. É uma pena”, disse.