Desde que assumiu, Bolsonaro dá uma declaração errada por dia

Um levantamento da agência de checagem Aos Fatos revela que o presidente Jair Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas em 68 dias de governo.

Isso significa que, a cada 10 declarações do presidente durante as primeiras dez semanas do seu mandato, quase 6 eram falsas ou distorcidas.

Após polêmica do golden shower, Bolsonaro ganha novo apelido: Mijair
Créditos: reprodução/Twitter
Após polêmica do golden shower, Bolsonaro ganha novo apelido: Mijair

Também significa que Bolsonaro disse, em média, uma informação equivocada por dia desde que se tornou presidente.

A mais recente mentira foi o ataque a jornalista Constança Resende, do Estadão.

Bolsonaro republicou informações falsas divulgadas pelo site Terça Livre, que falsamente atribuiu a jornalista a declaração de que teria “intenção” de “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”.

Segundo a Aos Fatos, entre os temas em que Bolsonaro mentiu ou distorceu os fatos estão o atentado à sua vida, auxílio-reclusão, Bolsa Família, campanha, corrupção, cota parlamentar, cultura, Defesa, desarmamento, direitos trabalhistas, ditadura, economia, educação, equipe de governo, gênero, ideologia, imprensa, indígenas e quilombolas, Mais Médicos, meio ambiente, Previdência, relações internacionais e saúde.

A área que mais recebeu comentários distorcidos ou falsos foi “ideologia”, como a declaração “Nós representamos para o povo brasileiro um ponto de inflexão, onde, repito, a questão ideológica vai ficar de fora disso tudo”, dita em Davos.