Dia da Mentira: como descobrir rapidamente que uma foto é falsa
As redes sociais estão repletas de fotos falsas.
Muitas parecem tão convincentes que as pessoas passam para frente.
Veja esse exemplo abaixo da Ivete Sangalo
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
Nas eleições, não faltam exemplos.
Aproveitando o Dia da Mentira, o G1 ensina como nunca cair na armadilha de uma foto falsa.
Se a imagem estiver publicada na internet, é possível clicar sobre ela com o botão direito do mouse e escolher a opção “procurar imagem no Google”. A busca vai revelar as outras vezes que a imagem foi publicada. Por esse caminho, é possível saber se a imagem compartilhada é antiga e foi usada para construir a informação apresentada como nova ou se é, de fato, recente, de algo que acabou de acontecer. Da mesma forma é possível saber se a imagem é de uma localidade diferente daquela narrada pela mensagem a ser checada.
Veja o exemplo desta imagem no contexto da mensagem:
O primeiro passo é saber se a imagem já foi publicada na internet em outra época ou em outra parte do mundo, identificando ocorrências anteriores.
Se a imagem a ser pesquisada não estiver publicada diretamente na internet e estiver por exemplo no WhatsApp, ainda assim é possível fazer a busca. Basta salvar a imagem no computador e depois fazer uma pesquisa no Google. É necessário abrir a caixa de busca e escrever “pesquisar imagem”. Uma caixa de busca do Google com um câmera fotográfica dentro vai aparecer na tela.
Em seguida, basta colocar no Google a imagem salva no computador (procurando em uma pasta de arquivos ou arrastando a foto). Se houver imagens similares antigas ou em outros locais, elas aparecerão em seguida.
No caso da imagem escolhida, o resultado é claro: o caso ocorreu no México, não no Brasil.