Entenda o que significa a “velha política” para Bolsonaro
Não vou jogar dominó com o Lula e o Temer no xadrez
Essa frase, segundo a jornalista Monica Bergamo, da Folha, foi dita pelo presidente Jair Bolsonaro ao justificar seu estilo de negociação com o Congresso.
Ou seja, Bolsonaro imaginar que para convencer os parlamentares a favor da reforma da previdência teria de cometer ilegais que o colocariam na prisão.
No Chile, Bolsonaro definiu: : “O que é articulação? O que está faltando eu fazer? O que foi feito no passado? Eu não seguirei o mesmo destino de ex-presidentes, pode ter certeza disso”.
Por esse raciocínio, caberá apenas ao Congresso aprovar a reforma.
Aqui entra a expressão: “velha política”.
Significa fazer política trocando favores para aprovação no Congresso.
Igor Gielow, jornalista da Folha, fez um artigo interessante sobre essa visão de política:
A conhecidos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou estar convicto de que Bolsonaro faz o que faz não porque sua articulação é falha ou porque há voluntarismo excessivo no grupo de WhatsApp que atende pelo nome de PSL no Parlamento. Ele acredita que há propósito e método no conflito, baseados na crença presidencial de que na hora H a população se levantará em favor da agenda do presidente.
Isso foi explicitado várias vezes no bolsonarismo, mas ganhou corpo inédito nas mãos do assessor internacional Filipe Martins, um dos alunos do curso online de Olavo de Carvalho no poder. Na semana passada, ele postou no Twitter um verdadeiro manifesto de radicalização do bolsonarismo, conclamando a rua a seguir uma certa vanguarda “antiestablishment” que ele diz integrar para evitar o sequestro dos inocentes Paulo Guedes e Sergio Moro pela obscura turba da velha política.
Desnecessário dizer que essa linha de pensamento é mágica. Se não pela sua essência, pelo fato de que a popularidade do presidente é declinante e também porque “povo” algum vai à rua defender algo que percebe como negativo para si —caso da reforma previdenciária. Em favor dessas ideias, só a certeza de que o Congresso é de tão baixo nível e está tão desarrumado que fornece uma vantagem tática a seus adversários.