Entenda rapidamente o essencial da reforma da aposentadoria

Principal destaque do Canal Meio é a proposta de reforma da aposentadoria.

Um dos temas polêmicos na reforma da Previdência foi solucionado.
Pela proposta decidida com Bolsonaro, haverá idade mínima para aposentadoria de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) e um período de transição de 12 anos.
Segundo o secretário da Previdência, Rogério Marinho, Bolsonaro preferia uma transição mais longa e idade mínima de 60 anos para as mulheres, mas “entendeu as condições da economia”.
A aposentadoria poderá ser pedida em três situações: idade, tempo de contribuição com pedágio ou um sistema de pontuação que combina os dois.
O mercado financeiro gostou, com a Bovespa fechando em alta de 2,27% e o dólar recuando para R$ 3,74. Se aprovada pelo Congresso na forma como ficou definida hoje, a economia será de R$ 1,1 trilhão em dez anos, segundo o ministro Paulo Guedes.

Os líderes dos partidos aliados não estão otimistas. Na avaliação deles, a idade mínima será modificada no Congresso. José Rocha, líder do PR na Câmara, acha que a equipe econômica colocou “a idade para cima” a fim de negociar.
Mesmo quem apoia pessoalmente o projeto prevê dificuldades de explicar a proposta a suas bases. Além disso, ganha corpo na Câmara resistência a qualquer mudança na aposentadoria rural. (Folha)