Estadão: Mourão tem mais agenda externa do que Bolsonaro

Com mais compromissos fora do Palácio do Planalto que o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão tem atuação ativa e independente e se torna alvo de Carlos Bolsonaro e aliados do governo.

De acordo com o “Estadão“,  Mourão teve 25% mais compromissos externos do que Bolsonaro desde o início do mandato.

Bolsonaro e o vice-presidente em cerimônia no Palácio do Planalto
Créditos: Alan Santos/PR
Bolsonaro e o vice-presidente em cerimônia no Palácio do Planalto

O vice-presidente deixou o gabinete para participar de eventos e reuniões 97 vezes – em 14 delas, estava exercendo a Presidência enquanto o titular permanecia internado ou em viagem oficial. Bolsonaro saiu do Planalto para 78 compromissos.

Na sexta-feira (26), o vice-presidente se reuniu com o governador do Piauí, o petista Wellington Dias, no Palácio de Karnak, sede do Executivo estadual, provocando a iria dos aliados do governo.

Segundo a reportagem, Mourão disse que teve uma conversa “franca, tranquila” com o governador, na qual “debateu, de forma republicana, honesta e sincera, os problemas que atingem o país como um todo e, em particular, o Estado do Piauí”. Em seguida, o vice recebeu o título de cidadão piauiense durante solenidade na Assembleia Legislativa”.

https://www.instagram.com/p/Bwurqn9ARjp/?utm_source=ig_embed

“O levantamento do Estado foi feito com base nas agendas oficiais do Planalto. Foram desconsideradas agendas apontadas como reuniões particulares, pousos e decolagens e translados. Os números mostram o que talvez seja o motivo das rusgas públicas entre o vice e pessoas próximas e aliados de Bolsonaro, como os filhos Carlos e Eduardo (deputado federal pelo PSL) e o escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo”, diz ainda a reportagem.