Golden Shower revela crise de Bolsonaro no Twitter e Facebook
O que serviu para fazer campanha – as redes sociais – não estão servindo para governar.
Pelo contrário: viraram focos de desgaste.
O Globo analisou as publicações de Jair Bolsonaro em suas redes sociais como Twitter e Facebook.
Conclusão: ele não foca o que é essencial para o país e seu governo como a reforma da previdência, por exemplo.
Como muitos blogueiros, Bolsonaro ficou viciado nos likes.
Essa conclusão apenas reforça a crítica de aliados para o que consideram uma péssima comunicação do governo.
A maioria dos posts são sobre temas culturais – vídeo pornô ou Golden Shower, por exemplo – ou ideológicos.
Trechos da reportagem:
Na última semana, as três postagens polêmicas sobre o carnaval feitas por Bolsonaro somaram 380 mil interações (a soma entre curtidas e compartilhamentos) no Twitter, enquanto as dez publicações sobre a reforma tiveram, juntas, 350 mil reações até a noite de sexta-feira.
***
Os melhores números de Bolsonaro no Twitter foram alcançados com publicações sem relação direta com ações do seu governo. Das postagens com mais interações, duas eram ligadas a polêmicas (do “golden shower” e da suposta censura a um filme LGBT)
***
O alcance das publicações de Bolsonaro diminuiu quase 50% no Twitter em relação ao período de campanha, de 24 milhões de interações, entre setembro e outubro, para 16 milhões, entre janeiro e fevereiro, segundo a ferramenta Crowdtangle .