Miriam Leitão: Bolsonaro queima R$ 40 milhões em publicidade em NY

Esse é o custo da campanha publicitária que será veiculada no exterior, uma tentativa de melhorar a imagem do país lá fora

21/09/2019 12:11 / Atualizado em 23/09/2019 10:57

Jair Bolsonaro questionou o aquecimento global (“conspiração das esquerdas”), afirmou que ONGs estavam por trás das queimadas, demitiu o responsável do Inpe que media o aumento do desmatamento, por pouco não acabou com o Ministério do Meio Ambiente.

Não acabou com o ministério, mas indicou um ministro simpático aos ruralistas.

Mais: ofende líderes da França e Alemanha como Merkel e Macron.

 Queimadas no Pará
 Queimadas no Pará - José Cícero da Silva/Agência Pública

Agora, ele quer consertar sua imagem –e, para isso, vai torrar R$ 40 milhões no exterior, segundo informa Miriam Leitão, do O Globo.

“O governo vai rasgar R$ 40 milhões. Esse é o custo da campanha publicitária que será veiculada no exterior, uma tentativa de melhorar a imagem do país lá fora. Essa estratégia nunca deu certo. Para recuperar sua imagem, o país precisa mudar de verdade, profundamente.

A ideia de que uma propaganda vai alterar a visão do mundo jamais fez sentido. A campanha “Brazil by Brazil” será veiculada às vésperas da Assembleia Geral da ONU, dia 24, que terá o discurso do presidente Jair Bolsonaro em sua abertura. A imagem do país foi desgastada pela atuação do governo na questão ambiental. A propaganda será exibida nas redes sociais e em aeroportos e estações de metrô de Nova York e capitais europeias, por exemplo.

A estratégia não é nova. Na época da ditadura, o governo fez campanha para dizer que não havia tortura no Brasil. Não funcionou. Havia tortura, e a informação continuou a circular. O mundo agora é muito mais conectado que nos anos 1970. Hoje também há mais enviados especiais do exterior ao Brasil.”]