Servidor troca ‘ditadura militar’ por ‘regime militar’ na Wikipédia
Dois órgãos do governo federal se viram em uma disputa na enciclopédia digital Wikipédia envolvendo um verbete ligado ao ex-presidente Emilio Garrastazu Médici. . A informação é do “O Globo”.
Um funcionário do Serpro (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal) usou um computador do órgão para o termo “ditadura militar ” para ” regime militar “.
Minutos depois, um computador ligado ao Ministério da Saúde alterou o verbete, invertendo de “regime” para “ditadura”, mas em outro trecho do artigo.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
De acordo com o “Globo”, a primeira alteração ocorreu às 18h30 da quinta-feira, no primeiro parágrafo do artigo sobre Médici, na frase que diz que ele “foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar” na rede do Serpo.
Quinze minutos depois, em outro trecho, parágrafos abaixo que tinham a redação “regime militar” tiveram alteração inversa: “pelo menos dois fatos fizeram de Médici um dos mais incomuns presidentes no regime militar, inaugurado em 1964”.
As alterações foram identificadas por um robô que monitora mudanças na Wikipédia a partir de computadores das redes dos três poderes federais.
O programa é o mesmo que identificou alterações no verbete da jornalista Míriam Leitão , em 2014 também em computadores do governo.