Uma invenção genial para cobrar as promessas dos políticos

Por: Jacqueline Cordeiro

Você se lembra em quem votou nas últimas eleições e o que seus candidatos e candidatas prometiam em suas campanhas? Se não se lembra, é hora de pesquisar e verificar se as promessas que eles fizeram quando estavam em campanha estão sendo cumpridas.

Mas como fazer isso? Uma ferramenta, que acaba de ser criada pela agência FCB Brasil para o site Congresso em Foco, vai ajudar você nessa empreitada.

A missão do Congresso em Foco é  fazer uma cobertura jornalística dos principais fatos políticos e do Congresso Nacional de forma independente, assim como disponibilizar ferramentas para que os leitores tenham mais autonomia e entendimento dessse conteúdo.

A nova plataforma se chama “O Não Pagador de Promessas” e é a sua chance de cobrar cada um de seus eleitos. De acordo com o costume religioso dos brasileiros ao fazer uma promessa sempre se acende uma vela. Aqui no site você verá velas acesas e também apagadas.

A Diretora Geral de Criação do projeto, Joanna Monteiro, nos explicou como funciona.

Separados por estado de atuação, área da promessa feita (educação, saúde, esporte, segurança, mobilidade e habitação ) e cargo ocupado, você encontra o seu candidato eleito e visualiza quantas velas acesas e quantas apagadas ele tem em cada área.

A cada vela acesa corresponde uma promessa cumprida. A cada vela apagada uma promessa para ser cobrada. A partir daí você envia a vela apagada que correponde à sua confiança traída para o seu político lembrar que promessa boa é promessa cumprida.

A internet que o ajudou a se eleger agora servirá também para que ele preste contas aos eleitores.

São iniciativas como essa que podem iluminar nossas vidas, abrindo caminhos e possibilidades para que não fiquemos somente reclamando da escuridão.

Acesse O Não Pagador de Promessas , cobre o que não foi cumprido e assim, esteja melhor preparado para as próximas eleições.

Compartilhe:

Por: Jacqueline Cordeiro