Valor: Brasileiros não sabem votar, dizem militares
Para justificar as eleições indiretas durante a ditadura, os militares diziam que os brasileiros não sabiam votar.
Agora, 30 anos depois de voltarem ao “poder”, a opinião ainda é a mesma. É o que revela uma ampla pesquisa feita com os militares de todas as patentes e que será publicada no livro “Para Pensar o Exército Brasileiro no Século XXI”, de Eduardo Raposo, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sarita Schaffel, da PUC-Rio.
De acordo com a jornalista Maria Cristina Fernandes, do “Valor”, “o baixo nível educacional da população e a corrupção dos políticos somaram quase 90% das respostas quando o questionário elaborado pelos autores lhes apresentou uma cartela de alternativas para os fatores mais prejudiciais à democracia no Brasil”.
Segundo a pesquisa, “quanto mais alta a patente, maior a adesão ao binômio “falta de educação” e “corrupção” para explicar os males da democracia nacional”.
A pesquisa é “fruto de uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Educação e a PUC do Rio, a iniciativa se destinava, originalmente, a aproximar as Forças Armadas da vida democrática numa época de desinteresse generalizado pela temática militar”.