10 biografias de astros do rock que você pode ler de graça

13/07/2015 17:24 / Atualizado em 06/05/2020 22:46

O que nomes como Keith Richards, Kurt Cobain, Johnny Cash e bandas como AC/DC e Black Sabbath têm em comum? Todos eles conquistaram fama e dinheiro através do rock e foram responsáveis por sedimentar a atitude contestadora que o gênero preserva até hoje. Para entender em detalhes como estes ícones da música e comportamento conseguiram mudar a vida de tantos jovens ao longo das últimas cinco décadas, nós fizemos uma seleção com 10 biografias que você pode ler de graça.

Para isso é preciso baixar o aplicativo Kindle Unlimited* no celular, tablet ou computador. O app possui mais de 800 mil livros à disposição de seus usuários e é possível experimentá-lo gratuitamente e ler quantos títulos desejar por até 30 dias. Após este período é cobrado uma mensalidade de R$ 19,90, valor que sequer é suficiente para a compra de um único livro físico.  Confira:

1. Vida
O que esperar de uma autobiografia escrita pelo mais transgressor dos Stones?  Keith Richards revela com grande honestidade suas prisões, o vício em álcool e heroína, seus altos e baixos da carreira, e a maneira meteórica que alcançou a fama. Além de relembrar como criou solos clássicos como o de “Gimme Shelter”, sua paixão por Patti Hansen e seu relacionamento com Mick Jagger. Uma verdadeira jornada de um artista que vive acima de qualquer limite.

2. Heavier Than Heaven – Mais Pesado Que o Céu
Com apenas dois discos lançados, o Nirvana de Kurt Cobain revolucionou a música pop no início da década de 1990 e pagou um alto preço por isso. Nesta que é uma das principais biografias sobre Cobain, o jornalista Charles R. Cross faz uso de cartas escritas pelo próprio músico, além de analisar relatos médicos e policiais para revelar os dramas familiares que instigaram sua criatividade musical, seu caso de amor com Courtney Love e detalhes de seu vício em heroína.

3. AC/DC – A Biografia
Imaginar a banda como um clã liderado pelos irmãos Malcolm e Angus Young, é a maneira mais simples de entender seu funcionamento. Enquanto Angus é o astro do grupo, Malcolm age como um poderoso chefão decidindo quem entra e quem sai de sua formação. Esta biografia traz curiosidades interessantes sobre como a banda escolheu seu nome, que era uma gíria para bissexual, ou quando tiveram a ideia de vestir Angus com o uniforme escolar e despertar o personagem do guitar hero ensandecido que domina os palcos.

4. Cash
Nesta autobiografia escrita com a ajuda do jornalista Patrick Carr, Johnny Cash diz a verdade sobre os altos e baixos de sua carreira e descreve sem piedade suas batalhas contra o vício em drogas e álcool e a devoção de sua esposa, June. Mas ainda há espaço para falar da relação com seus amigos Willie Nelson, Roy Orbison e Bob Dylan e a emoção de se apresentar ao lado de Elvis.

5. Black Sabbath – A biografia
O conceituado jornalista britânico especializado em música Mick Wall narra em cores fortes diversos fatos marcantes da história do Sabbath como a expulsão
sumária de Ozzy e como o grupo perdeu os direitos sobre as próprias canções para empresários ardilosos. Além de relembrar a brilhante fase com Ronnie James Dio à frente dos vocais, a incessante dança de cadeiras na formação da banda e a volta por cima de Ozzy, amparado pela fama como celebridade de reality show e pela astúcia empresarial da mulher, Sharon.

6. This Is A Call: A Vida e a Música de Dave Grohl
Dave Grohl é considerado o cara mais legal do rock e isso não é por acaso. De baterista do Nirvana à líder do Foo Fighters, ele sempre trabalhou duro, ama o que faz, é um guitarrista competente, um baterista excelente e o dono de uma das vozes mais marcantes do rock nos últimos 15 anos. O jornalista Paul Brannigan tem uma relação profissional com Grohl que beira a amizade, o que proporcionou mais de 10 anos de entrevistas exclusivas. Ex-editor da Kerrang!, Brannigan pegou esse material e o ligou a depoimentos de pessoas próximas à Dave, como Josh Homme, Ian MacKaye e Butch Vig. O resultado é um livro que apresenta a visão de Grohl sobre a relação com Kurt Cobain, as histórias do Nirvana e a caminhada do Foo Fighters até o sucesso.

 7. Robert Plant: Uma Vida
O Led Zeppelin mobilizou arenas, destruiu hotéis e deixou um legado de músicas cultuadas até hoje por milhões de fãs. Mas isso é apenas uma parte da vida de Robert Plant, a voz por trás de “Stairway to Heaven”, “Dazed and Confused” e “Whole Lotta Love”. O jornalista Paul Rees mergulha na vida do vocalista do Zeppelin e revela nesta biografia não autorizada um panorama histórico do garoto nascido nas Midlands da Inglaterra e que descobre Elvis Presley, até o astro do rock e sua posterior carreira solo e ao lado de outras bandas.

8. Pete Townshend – A Autobiografia
Escrita pelo próprio Pete Townshend, esta autobiografia passa longe da trama clichê de ascensão, queda e redenção de um astro. De certa forma, o guitarrista do The Who tenta retratar de forma sincera os anos loucos que viveu regados a sexo, drogas e rock’n’roll como integrante de uma das principais bandas inglesas de seu tempo. De seu contato com outros artistas da época como Jimi Hendrix, David Bowie e Elton John, à seu relacionamento com os colegas de banda John Entwistle, Keith Moon e Roger Daltrey, tudo está registrado no livro com uma boa dose de autocrítica e sem falsa modéstias no que se refere ao legado de sua banda.

 9. Neil Young – A Autobiografia
Sem se perder a uma cronologia fixa, Neil Young relembra sua vida a partir de recordações fragmentadas. E que recordações! Afinal poucos artistas de sua geração podem se vangloriar de uma trajetória tão rica e influente como a do criador do Buffalo Springfield ou líder da banda Crazy Horse, e de parcerias como a que teve com o trio Crosby, Nash e Stills e a banda Pearl Jam, além de sua paixão por carros. É por meio desses flashes do passado e presente, que o leitor toma contato com essa diversidade de interesses do artista.

10. Luz e sombra: Conversas com Jimmy Page
Se Robert Plant era a voz, Jimmy Page com certeza foi a alma por trás de tudo que o Led Zeppelin realizou na década de 70. Este livro escrito por Brad Tolinski, editor-chefe da revista Guitar World, usa como base mais de 50 horas de entrevistas gravadas ao longo dos últimos 20 anos. O autor relembra desde a época que Page atuava como músico de estúdio para nomes como Tom Jones e Burt Bacharach, até sua relação com os outros três integrantes do Led. Sem esquecer, claro, do período em que reinou como guitarrista, compositor e produtor no auge de sua principal banda.

*Saiba mais sobre o Kindle Unlimited e leia tudo que desejar grátis por 30 dias

O Kindle Unlimited da Amazon oferece acesso ilimitado a um catálogo de mais de 800 mil e-books com uma assinatura mensal de R$ 19,90. Os títulos – em português e em outros idiomas – estão disponíveis em diversas categorias (de ficção a negócios) e podem ser lidos tanto nos leitores Kindle quanto em smartphones, tablets e computadores. Entre as obras, existem vários livros para ajudar na vida financeira.

Se você gostou da proposta, mas ainda está com algum tipo de receio sobre como o serviço funciona, a Amazon disponibiliza um período de 30 dias para testar gratuitamente.

Clique aqui e faça o download do aplicativo de leitura. Em seguida faça o login usando seu e-mail e senha cadastrados na Amazon.com.br (se não tiver, clique em “Sou cliente novo”). Será preciso inserir os dados de um cartão de crédito, mas a cobrança só será efetuada após o período gratuito de 30 dias se você decidir continuar assinando o programa e não cancelar sua participação antes do término do prazo.

Clique aqui e comece a explorar os milhares de títulos disponíveis agora.