10 lições de inovação de grandes empreendedores

dicas de grandes empreendedores

Quais as lições que podemos tirar de grandes empreendedores como Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Steve Jobs (Apple) a Sergey Brin (Google)?

Confira abaixo:

1- Não ter medo de arriscar

Produtos inovadores precisam ser gerados e lançados, mesmo que signifiquem fracassos ou sucessos. Todos tiveram grandes incertezas em algum momento em suas histórias.

2-  Inovar é preciso e não somente no produto

Quanto mais inovações e  visão de oportunidade em diferentes partes do negócio maior será a proteção e robustez do modelo criado. Uma ferramenta importante para fazer essa avaliação chama-se Innovation Storming.

3- Conectar  os pontos é fundamental

Tenha pessoas criativas trabalhando em diferentes áreas e conecte suas experiências e visões distintas para que possam colaborar com inovações.

4- Formar equipes de alto nível desde o início

Contratar pessoas certas é fundamental para o futuro do negócio principalmente numa startup.  Contratar pessoas erradas no começo pode impactar negativamente nos valores desejados pelos empreendedores.

5- Facilite a colaboração e o trabalho em equipe

Grandes projetos são frutos de um grande trabalho em equipe, dificilmente de uma única pessoa

6- Fomente uma cultura incomparável

A cultura da empresa é como um mantra gerencial. Ela é um ativo fundamental para garantir a liderança no mercado, coisa que a concorrência não consegue copiar.

7- Coloque as pessoas certas para fazer as coisas certas

Busque pessoas que podem fazer melhor do que você.  Para Zuckerberg, “alguém que é excepcional em sua função não é apenas um pouco melhor do que alguém que é muito bom. Ele é 100 vezes melhor”.

8- Mantenha o motor da inovação ligado

Você deve inovar sempre, nos bons e maus momentos.

9 – Ter senso de urgência e execução

Mover-se rápido, com alta produtividade é fundamental para o sucesso da empresa.

10 – Comunique a inovação

Faça com que as inovações dos seus produtos e serviços cheguem rapidamente aos ouvidos dos clientes.

Via Época Negócios