11 dicas para enxugar os gastos num passeio com a família
Com algumas atitudes simples você consegue reduzir os gastos nas horas de lazer.
Muitas vezes quando a família aumenta o orçamento fica mais apertado e o lazer acaba sendo deixado de lado. Porém, com algumas atitudes é possível curtir muito com custo baixo. Para você curtir ao máximo com a família sem gastar muito, listamos 11 dicas. Confira e vem economizar:
1) Opte por atividades ao ar livre ou locais gratuitos
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Além de cinemas, teatros e parques temáticos, há opções de lazer que são gratuitas e só por não cobrarem entrada de cada familiar representam uma economia. Como o centro cultural do seu bairro, muitos deles têm aulas gratuitas, oficinas e diversas atividades gratuitas e ao mesmo tempo ricas para o desenvolvimento das crianças.
Os passeios ao ar livre também são opções econômicas. Programe um piquenique no parque, uma caminhada ou trilha dependendo da idade das crianças, brincar no parque, pedalar com bicicletas gratuitas, brincar na praia. Além dos pequenos fazerem uma atividade ao ar livre, terem contato com a natureza e respirarem ar puro, você ainda economiza, tendo em conta apenas o transporte e a alimentação.
2) Clube de descontos
Os clubes de vantagens oferecem descontos e vouchers para compra de ingressos de cinema, teatro e outros espetáculos. Fique atento aos benefícios oferecidos por seu banco, sua operadora de celular e outras empresas e utilize esse recurso para economizar.
3) Compras coletivas e programas de milhas
Algumas opções te ajudam a economizar. Uma delas são as compras coletivas. Neste site você pode conferir diversas delas com as mais variadas opções de lazer e um preço mais amigo. Já pensou também em trocar suas milhas por ingressos? É uma opção que vai representar economia para você.
4) Alimente-se
Se o passeio for de algumas horas, procure se alimentar antes, assim você evita de comer nesses locais que oferecem opções nem sempre saudáveis e caras. Caso o passeio seja de um dia todo ou não seja possível se alimentar antes, tente levar frutas, mix de castanhas, um lanche natural ou uma opção saudável para quando bater aquela fome, vocês já terem algo saudável para comer e gastar apenas com a atração.
5) Hidrate-se
A mesma dica é válida com água e outros líquidos. Cinemas, teatros e parques quase sempre vendem, mas por um preço abusivo. Numa bolsa térmica coloque água geladinha, sucos e leve para seu passeio. Assim você consegue oferecer hidratação para toda família e ainda economiza.
6) Fique atento aos dias mais em conta
Peças de teatro e cinemas têm ingressos bem mais em conta, durante os dias úteis, do que aos finais de semana. Tente se organizar com a família para curtirem um cineminha ou uma peça e além de aproveitar para quebrar a rotina no meio da semana, gastar menos.
7) Divida os gastos
Os gastos com combustível e estacionamento são um dos que mais pesam num passeio. Se você tiver apenas um ou dois filhos, que tal convidar um amigo? Assim além de compartilhar bons momentos juntos vocês dividem as despesas, o que oferece economia para todos.
8) Opte pelo transporte público
Se seu orçamento está apertado e ainda assim, você não quer deixar de sair para passear com a família, não tem problema. Além das dicas que passamos acima, o ideal é utilizar o transporte público. É a opção mais barata de locomoção e vai ser uma festa para os pequenos.
9) Avalie qual opção de transporte é mais econômica
Caso o transporte público não seja uma opção viável para você, antes de tirar o carro da garagem faça uma avaliação sobre o meio de transporte mais econômico. Alguns aplicativos de táxi como Easy e 99 oferecem descontos, assim como Uber e Cabify. Muitas vezes o que você vai gastar com gasolina e estacionamento sai mais caro do que utilizar um desses serviços.
10) Leve as lembranças na memória
Alguns locais de entretenimento contam com lojas de souvenirs, com uma série de objetos temáticos do eventos, que vão entreter seu filho por apenas algumas horas e depois ficar num canto encostado. Combine com ele antes de vocês irem que o ideal é aproveitarem ao máximo o passeio e o que vocês trarão serão as lembranças na memória.
11) Use a criatividade
Se a grana estiver realmente curta o que não pode faltar é diversão. Uma opção seria combinar um revezamento com uma outra família de amigos. Um fim se semana suas crianças passam o dia com eles e no outro final de semana as crianças deles passam o dia com sua família. Assim os pequenos saem de casa, para um lugar seguro e ainda se divertem muito, gerando custos pequenos e compartilhados.
Em casa reserve alguns minutos para se divertir com as crianças. Você pode fazer uma festa do pijama, montar uma cabana com cobertas e contar histórias de um livro ou usando figuras na sombra. Outra opção é uma “oficina” onde você pode propor fazer origamis, desenhos e até mesmo a reutilização de materiais como plástico, papelão e papel para fazer novos brinquedos.