16 dicas para fazer um chá de bebê gastando menos
Dicas para você organizar um evento inesquecível e com baixo custo.
A chegada de um bebê é um momento de muita alegria e merece ser comemorado. Um um chá de bebê é ideal para reunir pessoas queridas, ganhar presentes e celebrar esta etapa da vida. Mas como fazer um evento com um baixo orçamento? Com algumas dicas é possível, economizando daqui e poupando de lá. Confira e vem economizar:
1) Feche a data com antecedência
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
O ideal é que uns 2 meses antes você feche uma data. Assim é possível planejar os detalhes com calma, negociar valores com lojas e fornecedores e fazer sem tanta pressa.
2) Convide alguém para te ajudar
É importante não centralizar em você a organização do evento. Conte com ajuda de amigos e parentes. Sempre tem aquela pessoa que cozinha bem ou que é habilidosa com artes manuais e ainda a que é boa em organizar eventos.
3) Defina um tema
A escolha do tema vai nortear todo evento: decoração, preparação dos quitutes, convites, lembrancinhas. Existem inúmeras opções. Após definir pesquise referências em sites como o Pinterest que são uma boa fonte de informação.
4) Reduza a quantidade de convidados
Procure enxugar ao máximo sua lista. A quantidade de pessoas convidadas impacta diretamente nos custos do evento. Ela vai nortear o tamanho necessário do local onde você vai fazer o chá de bebê, a quantidade de comida, bebida, convites e lembrancinhas. O ideal é que você convide apenas familiares e amigos mais chegados.
5) Escolha um lugar em conta
Se você tiver um espaço para fazer na sua casa, ou um salão de festas no seu prédio, melhor. Assim você economiza com locação. Caso não tenha, veja com amigos e parentes se alguém não poderia te emprestar um espaço para o evento. Se você não tiver nenhuma dessas opções, escolher e reservar um local o quanto antes vai significar economia pro seu bolso. Dê uma olhadinha nos locais oferecidos nas compras coletivas.
6) Envie convites virtuais…
Enviar um convite on-line é infinitamente mais econômico e prático e fique tranquila, não é deselegante. Praticamente todo mundo usa a internet. O convite físico dá trabalho de fazer e de entregar. Enviando-o pelo Facebook ou WhatsApp você já sabe quem recebeu, tira dúvidas que aparecem e ganha muito mais tempo.
7) … mas caso você prefira os convites tradicionais
Nesse caso é ideal que você ponha a mão na massa e confeccione os convites. Vai demandar um pouco mais de tempo, mas custará muito menos. Uma opção também é buscar modelos prontos e imprimir.
8) Faça você mesma a decoração
Na internet você encontra uma infinidade de tutoriais ensinando a fazer itens decorativos. Uma boa pedida é reutilizar potes, garrafas, latas e outros materiais que você tenha em casa e transformá-los em objetos de decoração. Use e abuse de flores, balões, lousas com frases, pompons e varais com roupinhas. Claro que vai depender do tema escolhido, mas estas sugestões caem bem na maioria dos chás de bebê.
9) Opte por um menu simples e saboroso
Fazer uma chá de bebê à tarde é sinônimo de economia. Afinal a maioria das pessoas já almoçou e ainda falta muito para o jantar. Com isso você pode fazer um chá da tarde mesmo com finger foods ou tortas, bolos, pipoca, lanchinhos, biscoitos e alguns salgadinhos.
Para beber invista em águas aromatizadas, chás e sucos de frutas. Além de saudáveis saem bem mais em conta que bebidas alcoólicas e refrigerantes. Lembre-se que menos é mais! Procure fazer opções saborosas que rendam bastante para que seus convidados fiquem satisfeitos.
10) Todo mundo se serve
Contratar garçons ou serviço de buffet impacta diretamente no seu custo, então procure eliminar esta opção. Disponha os quitutes de forma que os próprios convidados se sirvam. Uma boa opção é fazer porções individuais, isso facilita com que cada um pegue o seu.
11) Como economizar com o bolo
Num chá de bebê não pode faltar um bolo. O queridinho do momento é o bolo de fraldas, que você mesma pode fazer ou contar com a ajuda de sua amiga habilidosa em artes manuais. Ele fica uma graça na mesa, custa pouco e ainda pode ser reutilizado em outro evento do gênero.
Como este bolo é apenas decorativo é importante ter um “bolo de corte”, que não conta com decoração, por isso sai mais em conta. Aí é só apostar num sabor delicioso. Se sobrar uma graninha sirva com sorvete que vai ser um sucesso!
12) Capriche na mesa
Para começar use uma bela toalha de mesa. Caso você não tenha, invista em TNT ou papel crepom para decorá-la. Use e abuse de flores, docinhos, fotos e os arranjos que você fez. O bolo de faldas fica no centro.
Colocar um painel atrás também é interessante. Você pode colocar fotos, o nome do bebê, ou objetos decorativos que façam referência ao tema. Tudo simples, de bom gosto, mas feito com carinho. ;-)
13) Não esqueça os docinhos
Os docinhos ajudam a decorar a mesa e adoçar a festa. Boas opções são balas de goma, jujubas, pirulitos e cupcakes. Outra sugestão principalmente se for no calor é servir picolés que você pode comprar no atacado.
14) Faça uma lista on-line de presentes
Muitas mães preferem um chá de fraldas, mas se este não for o seu caso, você já pensou em fazer uma lista on-line de chá de bebê? O Eu Neném é um site especializado para ocasião, você facilita a compra de produtos pelos seus convidados e recebe o valor dos presentes em dinheiro para montar seu dinheiro da maneira que achar melhor.
15) Lembrancinhas personalizadas e fofas
Elas precisam estar de acordo com o tema definido para festa e como o nome já diz é uma “lembrancinha” não é um presente. Pense em algo que seja criativo e fofo, se for útil melhor. Algumas sugestões são: lápis, plantinhas, marcadores de livros, sachês perfumados para armários, sabonetinhos artesanais e embalagem com balas ou bombons.
16) Não deixe de fotografar seu evento
Um evento tão especial como esse não pode deixar de ser registrado. Como não é um casamento você não precisa de filmagem, mas ter fotos de qualidade é importante para você guardar a lembrança . Procure referências e depois negocie com antecedência um bom preço com o profissional.
A gente sabe que é natural os convidados fotografarem e postarem nas redes sociais. Mas como encontrar essas fotos depois? Crie uma hashtag para o evento e em lousas ou papéis dispostos no local incentive seus convidados a usá-la. Assim você encontra as fotos facilmente depois. Outra sugestão é tirar fotos instantâneas e presentear os convidados.