4 dicas para acertar no presente de Dia das Mães e economizar

Preços e informações apuradas em 09/05/2018 e sujeitas a mudança sem aviso prévio.

09/05/2018 18:08 / Atualizado em 05/05/2020 10:31

Dicas de especialista orientam como acertar no presente de Dia das Mães sem gastar tanto
Dicas de especialista orientam como acertar no presente de Dia das Mães sem gastar tanto - Getty Images/iStockphoto

Dia das Mães está chegando e a expectativa é que a data injete cerca de R$17 bilhões nos setores de comércio e serviços, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A estimativa parece ótima, mas é preciso ter em conta que a economia brasileira ainda enfrenta algumas dificuldades. Dentre elas, o alto nível de endividamento das famílias. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Indiplência do Consumidor (PEIC), o número de endividados no país é de 62,2% de toda a população adulta.

Por conta disso, o especialista em finanças e fundador da Ótris, Caio Katayama, aponta quatro dicas simples para acertar no presente de Dia das Mães, controlando os gastos para depois não ter uma “surpresa ruim” no fim do mês.

“Embora a data cause entusiasmo, não podemos esquecer dos débitos antigos e daqueles projetos que queremos tirar do papel. Devemos considerar se vale ou não a pena realizarmos compras mais caras do que o normal. É primordial se planejar  financeiramente para não acumular uma série de surpresas desagradáveis no orçamento”, explica Caio Katayama.

Confira abaixo as dicas do especialista:

1) Quer promoção? Não deixe para a última hora

O ideal é não deixar para comprar as lembranças em cima da hora. Isso vai fazer com que você aproveite todas as ofertas e promoções que encontrar pela frente. Faça pesquisas e busque bons preços. Isso também evita aquela frustração ao encontrar o mesmo produto por um valor mais baixo do que você pagou.

2) O parcelamento é o vilão dos endividados

Evite parcelamentos. Caso tenha recursos disponíveis, sempre dê preferência para uma boa condição de desconto na compra à vista. Isso faz toda diferença. Quanto menos parcelamentos, melhor, pois mais rápido você estará livre das dívidas. 

3) Faça um rateio, gaste menos e presenteie melhor 

Dizem que a união faz a força e, no caso do Dia das Mães, isso faz total sentido. Seja com irmãos, pai ou o marido da mãe, se cada um da família colaborar para a compra do presente, com a soma dos valores, é possível comprar produtos bem melhores sem gastar tanto.

4) A criatividade faz diferença

A sua mãe certamente não vai se importar por não ganhar algo mais caro. O que importa é a lembrança, o carinho. Busque alternativas criativas. Sites como Google e Youtube oferecem diferentes alternativas para você mesmo criar algo.

Esta dica também vale para o tradicional almoço. Prepare, você mesmo, a comida para a sua mãe. Você não vai perder o seu tempo em filas de restaurantes e ainda vai economizar um bom dinheiro.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.


Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.


Leia também: