4 dicas para organizar o seu orçamento doméstico
Se o seu dinheiro desaparece antes do final do mês, está na hora de reunir a família para arrumar as contas da casa, planejar o orçamento doméstico e começar a poupar para realizar sonhos.
Aqui estão 4 boas dicas para ajudar você a se organizar:
- Apostas ao vivo: como funciona e melhores casas
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
1- Fazer um diagnóstico financeiro
Tome nota de todos os gastos de forma minuciosa para que a família possa saber quanto entra de renda e quanto sai de dinheiro.
2- Reduzir gastos desnecessários
Segundo especialistas, logo após a análise do orçamento doméstico quase sempre a família percebe que é possível reduzir de 20% a 30% dos gastos. Trocar de plano de celular e de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos. E são nos pequenos gastos que estão os excessos: o banho demorado, a luz do abajur, a chapinha de cabelo, etc.
3- Fazer projetos de vida de curto, médio e longo prazo
Trocar de carro, fazer uma viagem, comprar a casa própria, planejar a aposentadoria. Faça as contas de quanto vai custar cada um desses projetos e quanto precisa para realizar cada um deles.
4- Poupar para realizar os sonhos
A decisão de onde aplicar o dinheiro vai depender do prazo de cada objetivo. Faça planos e investimentos de curto, médio e longo prazo e aplique dinheiro para cada um deles, tentando poupar ao menos 10% da renda todo mês.