4 sites que promovem o consumo consciente de roupas e brinquedos
Quem foi que disse que você precisa ter dinheiro para ter coisas novas? A economia colaborativa vem crescendo a cada dia, onde o que vale é dividir ao invés de acumular. As pessoas podem trocar objetos, compartilhar casas, carros, roupas… são inúmeras opções.
Este tipo de economia se aplica perfeitamente aos brinquedos e roupas infantis que por conta do crescimento e desenvolvimento rápido das crianças, se perdem rápido. Em alguns casos são novos ou pouco usados, e ficam se acumulando em casa. Pensando nisso, alguns sites propõe a troca, o aluguel e até doação de roupas e brinquedos, oferecendo novidades para as crianças e mais economia para os pais. Confira:
Ao participar de uma feira de trocas de brinquedos a jornalista Carolina Guedes notou o desapego das crianças, a troca de experiência e as conexões entre pais e filhos. Ela saiu tão entusiasmada do evento que gostaria que aquela experiência fosse compartilhada com pessoas de todo Brasil. Isso a motivou a estudar sobre economia compartilhada e com uma graninha aqui e outra lá, ela conseguiu colocar no ar o Quintal de Trocas.
Nele, a criança escolhe que brinquedo quer trocar, o pai fotografa e publica no site. A criança escolhe o brinquedo que gostaria de receber em troca e se a oferta for aceita a troca é realizada. Ela é feita pessoalmente, onde as crianças brincam juntas, de bicicleta ou através dos Correios onde uma carta é enviada contando sobre a história do brinquedo e o que ele representa para criança. Promovendo assim o consumo consciente e a experiência do brincar.
Para participar é necessário fazer um cadastro simples com dados pessoais, fotografar e cadastrar o brinquedo que deseja trocar. Em seguida escolher qual brinquedo gostaria de receber. A plataforma oferece um sistema de acúmulo de moedinhas, conquistadas a cada produto trocado. Sendo assim, não é necessário trocar exatamente um produto pelo outro.
https://www.youtube.com/watch?v=wVUzDJxVG_s
Pai de Gustavo, 8 e Gabriela, 6 o Wagner Hilman decidiu criar o Clube do Brinquedo a partir de uma situação cotidiana: por mais de 2 anos ele guardou um tapetinho do primeiro filho. Quando a mais nova nasceu, utilizou-o apenas por dois meses. Isso fez com que ele, que atuava no mercado financeiro descobrisse um nicho de mercado e fosse atrás de viabilizar sua ideia. Depois de muito trabalho ele conseguiu dar vida ao projeto que incentiva o consumo compartilhado.
Para utilizar o serviço é bem simples: você preenche um cadastro, escolhe um plano e o que quer alugar. Há uma grande variedade de produtos como brinquedos, livros, bebê conforto, babá eletrônica etc. Todos são higienizados e entregues em casa. Você fica com os produtos por 1 mês e depois decide se vai devolver ou continuar com eles por mais 1 mês.
É um guia de brechós infantis em todo Brasil. O intuito é que você encontre facilmente o endereço de um brechó infantil mais perto de você. Além disso, o site vende também roupas, sapatos, brinquedos e acessórios infantis seminovos por um preço muito em conta.