5 filmes do Netflix para pensar sobre sua relação com o dinheiro
Histórias reais ou ficcionais que farão você refletir sobre suas finanças
Muita gente tem preguiça e acha chato ter de aprender a lidar com dinheiro. Mas essa tarefa não precisa ser necessariamente entediante. Alguns filmes podem ajudar nessa missão. Selecionamos 5 longas disponíveis na Netflix, entre ficção e histórias reais, que questionam as relações de consumo e mostram o que fazer com seu dinheiro:
À Procura da Felicidade (2006)
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Filme sobre Silvio Santos com Rodrigo Faro sairá em breve nos cinemas
- Final de semana em SP: descubra os melhores rolês
- 4 filmes de sucesso saem da Netflix em maio e você ainda não viu
O drama baseado em fatos reais conta a história de um homem desempregado que se dedica ao filho e vira corretor de valores por acaso, até se tornar milionário. O protagonista, vivido pelo ator Will Smith, faz de tudo para que seu filho confie nele e acredite que irão superar os obstáculos. O longa mostra que estabelecer objetivos financeiros e se dedicar a eles, apesar das dificuldades, pode ser um dos segredos para a felicidade.
As Loucuras de Dick & Jane (2005)
Refilmagem de “Adivinhe Quem Vem para Roubar” (1977), essa comédia com o ator Jim Carey mostra o que as pessoas são capazes de fazer quando perdem dinheiro. Dick, vivido por Carey, acaba de ser promovido a diretor de uma grande empresa, mas logo é demitido. Para manter o padrão de vida, ele e a mulher passam a roubar bancos.
Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
Lançado na década de 80, esse filme é um clássico que ainda tem o poder de provocar reflexões entre os investidores do mercado financeiro. Ele retrata a história de um jovem corretor, vivido pelo ator Michael Douglas, disposto a qualquer coisa para chegar ao topo. Na realidade, o longa mostra o que um investidor NÃO deve fazer.
The True Cost (2015)
Esse documentário explora a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas. Enquanto os preços diminuem com o passar dos anos, crescem os custos humanos e ambientais. O filme provoca uma reflexão sobre a forma como se consome roupas e quanto é gasto nelas.
Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)
Mais um documentário, dessa vez sobre o gênio Steve Jobs, fundador da Apple. O filme tem depoimentos de funcionários da empresa, que contam os altos e baixos da era Jobs, do cofundador da Apple, Steve Wozniak, do amigo pessoal Daniel Kottke, entre outros. Encarar decisões difíceis, não se deixar levar pela emoção e trabalhar em equipe estão entre as lições de Jobs que contribuíram para seu sucesso financeiro.