5 franquias com retorno em um ano que custam até R$ 25 mil
Adquirir uma franquia pode ser uma boa opção para os futuros empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio. Para quem não tem muita experiência em administração, pode ser mais seguro do que começar uma empresa do zero. Se você tem receio por conta do tempo de retorno do investimento, separamos 5 franquias que prometem gerar lucro em até um ano.
Mas preste atenção! É preciso ter muita dedicação, se identificar com a marca e ir atrás do máximo de informações sobre o mercado para que a empreitada dê certo. O empreendedor também pode conversar com outros franqueados para saber quais são as vantagens e desvantagens de abrir a franquia. Veja a seguir:
- UFPE abre 1,3 mil vagas em cursos gratuitos EaD
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
- IFPR abre 7 mil vagas em cursos gratuitos; saiba mais
- 17 cursos gratuitos do Cederj abre mais de 7 mil vagas
- 6 opções de franquias que custam entre R$ 1.600 e R$ 18 mil
- 7 franquias a partir de R$ 4.800 para jovens que querem empreender
O que faz?
É uma rede de cursos profissionalizantes fundada por uma ex-operadora de telemarketing. Oferece aulas nas áreas de administração, logística, gestão empresarial e liderança, gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, inglês (adulto e infantil), espanhol, informática, Excel avançado, games, Autocad, web design, preparatório para concursos públicos, preparatório para Enem e cursos in company, personalizados de acordo com a necessidade da empresa.
Valor total do investimento: R$ 11 mil
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
Taxa de franquia: R$ 6.000
Capital de giro médio: R$ 5.000
Lucratividade média do negócio: a partir de R$ 5.000
Ano de fundação da rede no Brasil: 2005
Início da rede no ramo de franquias: 2012
Número total de franqueados: 12
Número de unidades próprias: 1
Área média para instalação do negócio: 50 metros quadrados
Prazo médio de retorno do investimento: até 8 meses
Taxa de royalties: R$ 300 fixo por mês
Número médio de funcionários: 2
Taxa de publicidade: R$ 171,89 por mês
O que faz?
É uma rede de franquias que atua na área de conservação e limpeza de automóveis. Para abrir uma, o empreendedor escolhe entre nove diferentes modalidades de negócio, divididas em duas áreas: franquia e licenciamento. Os valores a seguir se referem ao licenciamento plus:
Valor total do investimento: R$ 12 mil (taxa de franquia, instalação e capital de giro)
Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
Capital de giro médio: de R$ 2.000 a R$ 5.000
Lucratividade média do negócio: R$ 6.000
Ano de fundação da rede no Brasil: 2009
Início da rede no ramo de franquias: 2010
Número total de franqueados: 230
Número de unidades próprias: 4
Área média para instalação do negócio: pode ser delivery ou ponto fixo
Prazo médio de retorno do investimento: varia de 2 a 12 meses
Taxa de royalties: não há royalties para esta modalidade
Número médio de funcionários: 2 para o licenciamento plus
Taxa de publicidade: R$ 100 reais por mês
O que faz?
É uma rede de agências especializada em intercâmbio e turismo. Há 15 anos no mercado, foi criada por um ex-professor de inglês e registra 25 agências em todo o país. A projeção de faturamento para 2016 é de R$ 30 milhões.
Valor total do investimento: R$ 15 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil a R$ 50 mil por mês
Capital de giro médio: não há
Lucratividade média do negócio: cerca de R$ 3.500
Ano de fundação da rede no Brasil: 2002
Início da rede no ramo de franquias: 2008
Número total de franqueados: 22
Número de unidades próprias: 3
Área média para instalação do negócio: home based
Prazo médio de retorno do investimento: 6 a 12 meses
Taxa de royalties: não há
Número médio de funcionários: somente o franqueado
Taxa de publicidade: R$ 100 por mês, fixo
O que faz?
É uma plataforma digital que ajuda pequenas e médias empresas a venderem seus produtos pela internet. Serviço conta com site/e-mail (com o domínio da empresa), ranqueamento orgânico no Google, e-mail marketing, aplicativo com guia nacional, espaço para avaliação de outros usuários e cupons de desconto. A ideia dos criadores consiste em democratizar o marketing digital oferecendo um valor popular aos clientes.
Valor total do investimento:
Modalidade light (para cidades com até 75 mil habitantes): R$ 16.500 reais
Modalidade tradicional (para cidades com até 200 mil habitantes): R$ 29 mil
Faturamento médio mensal:
Light: R$ 10 mil a 12 mil reais
Tradicional: R$ 15 mil
Taxa de franquia + taxa de instalação:
Light: R$ 11.900 mil (está dentro do valor total de investimento)
Tradicional: R$ 19.900 mil
Capital de giro médio:
Light: R$ 2.500 (está dentro do valor total de investimento)
Tradicional: R$ 6.000
Lucratividade média do negócio:
Light: 75%
Tradicional: 60%
Ano de fundação da rede no Brasil: fevereiro de 2011
Início da rede no ramo de franquias: 2012
Número total de franqueados: 55
Número de unidades próprias: 3 unidades, em Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema
Área média para instalação do negócio: um escritório de 20 m²
Prazo médio de retorno do investimento:
Light: 6 a 12 meses
Tradicional: 18 a 24 meses
Taxa de royalties: 7% do faturamento bruto
Número médio de funcionários:
Light: nenhum
Tradicional: até 2
Taxa de publicidade: 3% do faturamento bruto
O que faz?
É uma rede de franquias que oferece assistência técnica para smartphones e tablets com mais de 100 unidades em todo o Brasil. A rede fatura cerca de R$ 2 milhões.
Valor total do investimento: R$ 24.900,00
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Taxa de franquia + taxa de instalação: R$ 14.900,00 (dentro do valor total de investimento)
Taxa de instalação: R$ 7.000 (dentro do valor total de investimento)
Capital de giro médio: R$ 3.000 (dentro do valor total de investimento)
Lucratividade média do negócio: 40% (cerca de R$12 mil)
Ano de fundação da rede no Brasil: 2014
Início da rede no ramo de franquias: 2014
Número total de franqueados: 121
Número de unidades próprias: 1
Área média para instalação do negócio: 25 m²
Prazo médio de retorno do investimento: até 6 meses
Taxa de royalties:
R$ 990 em cidades com menos de 350.000 habitantes
R$ 1.900 em cidades com mais de 350.000 habitantes
Número médio de funcionários: 2
Taxa de publicidade: não possui taxa